Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização ao comércio de bebidas adulteradas na orla

A prefeitura de Caraguatatuba intensifica a fiscalização nas praias da cidade. No último fim de semana, os fiscais apreenderam 29 unidades de bebidas alcoólicas sem procedência, assim como a apreensão de bandejas de bebidas, que foram descartadas no banheiro público da Praça da Cultura, no Centro.

Os agentes de fiscalização voltaram sua atenção para casos de vendas de bebidas adulteradas e trabalharam para coibir essa prática, especialmente nos finais de semana e após os shows. A prefeitura alerta aos turistas para que  evitem adquirir e consumir bebidas de ambulantes não credenciados pela prefeitura. O ambulantes credenciados são uniformizados, possuem crachá de identificação e receberam capacitação e qualificação dos órgãos de saúde.

Quando adulteradas, as bebidas podem “apresentar compostos não inspecionados e em concentrações tóxicas ao organismo, como é o caso do metanol, que pode causar náuseas, vômitos, cegueira, ou até mesmo a morte”, alerta o professor professor Bruno Spinosa de Martinis, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, responsável pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense, conforme artigo publicado pelo Jornal da USP  em 2022.

Riscos

Segundo o Secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a ação conjunta visa proteger o comércio regular, os ambulantes regulares e, acima de tudo, a saúde pública. “É importante destacar que as ações conjuntas são realizadas constantemente a fim de assegurar a regularidade do comércio, a segurança e o cumprimento das normas sanitárias. Nós ressaltamos o compromisso com a saúde e o bem-estar dos moradores e visitantes”, disse.

A Prefeitura seguirá com as operações especiais durante toda a temporada de verão. É importante que as pessoas também se atentem e evitem comprar bebidas ou alimentos sem procedências, preferindo a compra junto aos ambulantes certificados, que possuem coletes nas cores verdes chamativas e identificação.

Como parte das ações conjuntas da Prefeitura de Caraguatatuba, no último final de semana a Secretaria de Urbanismo, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização Tributária (Fiscalização do Comércio), a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal realizaram uma série de fiscalizações e apreensões na cidade.

Durante as ações, foram fiscalizados 20 ambulantes, que receberam orientações sobre o uso de uniforme e as regras sanitárias de saúde. Além disso, 23 pessoas com caixas de som nas praias foram orientadas e tiveram seus equipamentos desligados imediatamente.

O balanço da Prefeitura também apontou para a autuação de dois veículos de turismo de um dia, que estavam irregulares. A multa aplicada foi no valor de 500 VRM’s, equivalente a R$ 2.300.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *