A Fazenda Engenho D’Água, importante marco histórico e cultural de Ilhabela e um dos locais mais visitados por turistas que frequentam a ilha, teve seu horário de visitação alterado nesta temporada de verão. Até março deste ano, o horário de atendimento ao público será das 10h às 18h. A partir de abril, o espaço volta a atender das 9h às 17h. A alteração de horários ocorre devido à maior exposição solar durante a temporada de verão, entre os meses de outubro e março.
No local, os visitantes conhecem um pouco sobre a história da fazenda por meio de 24 painéis expostos pelo parque, além de serem guiados por guias treinados que contam um pouco sobre o antigo funcionamento e sua importância para a cidade. Alunos da rede pública de ensino também participam de visitas monitoradas, que têm como intuito fomentar o aprendizado sobre a cultura local.
História
A Fazenda Engenho D’Água, datada no século XVII, é uma das joias da história de Ilhabela e abriga inúmeros aspectos coloniais. O imóvel tombado conta com um terreno plano de frente para a principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila. Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada. São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão do ano de 1932, os primeiros veículos de Ilhabela. Visite a Fazenda Engenho D’Água
Visitas ao Parque Fazenda Engenho D’Água podem ser realizadas de segunda a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h. A entrada fica na Avenida Pedro de Paula de Moraes.