13 banhistas perderam a vida afogadas nos dois feriados; três delas em praias do Litoral Norte
As praias do estado de São Paulo registraram 13 mortes por afogamento durante os feriados do Natal e Réveillon, segundo GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos), que é responsável pela segurança dos banhistas nas praias paulistas.
O maior número de afogamentos ocorreu nas praias do Guarujá e São Sebastião com dois óbitos nos feriados de Natal e Ano Novo. No Litoral Norte Paulista, foi registrado um óbito por afogamento em Ubatuba. Em Caraguatatuba e Ilhabela não houve registro de mortes por afogamento.
Um total de 778 banhistas foram salvos pelos guardadas-vida do GBMar nas praias paulistas durante os dois feriados. O maior número de salvamentos ocorreu em praias do Guarujá, com 223 banhistas salvos. Nas praias do Litoral Norte Paulistas foram resgatados 341 banhistas. Em Ubatuba, nos dois feriados, foram salvos 179 banhistas. Em São Sebastião, no mesmo período, foram resgatados 157 banhistas; e, em Caraguatatuba, cinco.
Apenas entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro foram realizadas 100.788 prevenções nas praias paulistas, segundo GBMar. Foram utilizadas 30 embarcações e todo o efetivo do GBMar na prevenção aos banhistas. Um total de 58 crianças perdidas dos pais foram localizadas, Com relação as três mortes por afogamento, duas delas ocorreram em locais guarnecidos por guarda-vidas e, uma delas, em local desguarnecido.
Confira o balanço divulgado pelo GBMar: