Marinha apura causas de incêndio em lancha na Ilha Capivari em Angra dos Reis

Em Caraguatatuba, no dia 28, duas pessoas ficaram feridas durante incêndio em uma lancha na praia do Capricórnio. Marinha apura as causas do incêndio

 

A Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos de Angra dos Reis iniciou as investigações para apurar o incêndio da lancha “Impecável”, ocorrido na noite de ontem, sexta-feira(29), nas proximidades da Ilha Capivari, próximo ao Porto Frade, em Angra.

Segundo a Marinha, quando o incêndio começou, por volta das 19 horas,  uma equipe dos bombeiros foi até o local, mas encontrou a lancha  atracada em um píer e não havia ninguém a bordo.  O combate ao fogo terminou por volta das 22 horas. Abaixo a nota emitida pela Marinha do Brasil sobre o incêndio:

“A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis) tomou conhecimento, na noite desta sexta-feira (29), que uma embarcação de esporte e recreio, denominada “IMPECÁVEL”, pegou fogo nas proximidades da Ilha Capivari, próximo ao Porto Frade, em Angra dos Reis – RJ. 

Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, a DelAReis enviou uma Equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao suposto local do acidente, a fim de apurar os fatos. De acordo com informações colhidas pela Delegacia, a embarcação estava amarrada a uma estrutura flutuante (poita) e não havia tripulantes no momento do incidente. 

Um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual remeterá à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54.

Cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio) e (24) 3365-1854 (diretamente com a Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis – DelAReis para outros assuntos, inclusive denúncias). Também está disponível o e-mail delareis.ouvidoria@marinha.mil.br.”

Caraguatatuba

Uma lancha de recreio, de 30 pés, levando onze pessoas. pegou fogo durante uma passeio na tarde de quinta-feira, dia 28, na praia do Capricórnio, região norte de Caraguatatuba.

Segundo o GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) do litoral norte, a embarcação levava onze turistas da cidade de Santo André(SP), quando ocorreu o incêndio.

A embarcação soltando muita fumaça ancorou na praia do Capricórnio, em Caraguatatuba. Segundo os GBMar, dois tripulantes foram socorrido pela guarnição e removidos ao hospital de Caraguatatuba, um deles apresentando mal súbito devido a hipertensão causada pelo incêndio e o outro, apresentava um trauma subgaleal(hematoma entre o couro cabeludo e a calota craniana).

Os demais tripulantes não sofreram ferimentos. A causa do incêndio está sendo apurada pela Capitania dos Portos de São Sebastião. Aparentemente, a embarcação ficou bastante danificada pelo incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *