Sabesp amplia rede de esgoto na Martim de Sá e em outros quatro bairros de Caraguatatuba

 

A Sabesp está ampliando a rede de coleta de esgoto na praia Martim de Sá, a mais frequentada de Caraguatatuba, no litoral norte paulista. A prefeitura de Caraguatatuba anunciou ontem, sexta-feira(15), um pacote de obras que também irão beneficiar os bairros Golfinhos, Jaraguazinho e Cidade Jardim/Terralão. Serão, pelo menos, 25 km de redes e 1.805 novas ligações domiciliares.

 

Os investimentos nas redes coletoras de esgoto dos bairros chegam a R$ 52 milhões e vão beneficiar cerca de 17 mil moradores. Ao todo, 71 ruas serão beneficiadas nos bairros. Segundo a prefeitura, o objetivo é que a Sabesp execute primeiro as obras de esgoto e a Prefeitura de Caraguatatuba entre na sequência com as intervenções de drenagem e pavimentação asfáltica.

 

Na Martim de Sá, as obras vão contemplar a Rua Santa Rita do Passa Quatro, Avenida Horácio Rodrigues, Rua Itapuã, Avenida Martim de Sá, Travessa Martim de Sá, Avenida do Canal, Rua Luiz Lyria Martinez, Avenida Fioravante Paschoalin, Rua Salvador Lyra Lopes, Rua Santana do Parnaíba, Rua B, Avenida Manuel Henrique de Oliveira, Praça Padre José Porfílio de Deus Filho, Viela da Luiz Lyria, Rua Peruíbe, Rua Itanhaém, Rua dos Timbirás, Rua Poá e Rua Socorro.

 

A praia Martim de Sá esteve imprópria para banho devido a presença de esgoto quatro vezes nos meses de outubro e novembro. Nas avaliações de 22 e 29 de outubro e de 5 e 12 de novembro a praia foi classificada como imprópria para banho devido a presença de esgoto.

 

A poluição é provocada pelo esgoto que é lançado em córregos e rios, entre eles, o Guaxinduba, que corta vários bairros ate chegar na praia Martim de Sá.  A mesa situação ocorre com as praias do Indaiá e Centro,  que apesar de estarem em regiões com saneamento básico, muitas vezes ficam impróprias para uso devido ao esgoto que chegam de bairros periféricos através do rio Santo Antônio.  A praia de Indaiá esteve 12 semanas poluída este ano; a do Centro,  por 17 semanas.

 

Por isso é importante a ampliação do saneamento básico nos bairros periféricos. Isso ajudará a reduzir o lançamento do esgoto nos córregos e rios evitando a poluição de praias importantes na cidade. A prefeitura anunciou implantação de rede de coleta de esgoto em 17 ruas do bairro Jaraguazinho;  outras 13 nos bairros Cidade Jardim/Terralão;  e, 17 ruas no bairro Golfinhos.

 

Caraguatatuba é a cidade com o melhor índice de saneamento básico na atualidade. A cidade tem 92% das moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto.  Em São Sebastião esse índice é de 74%;  em Ilhabela, de 62%; e, em Ubatuba, de 56%.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *