Defesa Civil alerta para onda de calor no litoral norte

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta sobre a previsão de altas temperaturas, em decorrência de uma onda de calor que predomina em todo o país, inclusive, no litoral norte no fim de semana.

A chegada de uma massa de ar quente vai provocar a alteração climática, resultando em momentos de calor intenso também em todas as regiões do estado de São Paulo. O evento tem origem no aquecimento global e no fenômeno El Niño.

O Governo de São Paulo informa que uma massa de ar quente elevará as temperaturas, resultando em momentos de calor intenso em todo o Estado. Nas cidades do interior, os termômetros podem chegar aos 40 graus.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou aviso de Onda de Calor, de grau de severidade de perigo, com início às 12h desta quinta, 14, e fim às 19h do domingo, 17. O alerta aponta risco à saúde, com temperatura 5ºC acima da média, por período de três a cinco dias.

Para o Litoral Norte, a máxima prevista no fim de semana é de 32ºC e deve ser uma prévia dos próximos meses, já que o verão chega no dia 22.

Essa é a nona onda de calor registrada no país em 2023 e, de acordo com especialistas, a previsão é que a temperatura no planeta suba de 2,4º C a 2,6ºC até 2050 – o que se distancia e muito da meta do Acordo de Paris, que pretende limitar o aquecimento global a 1,5°C até a mesma data.

As altas temperaturas também podem afetar a saúde dos cidadãos ubatubenses. Segundo o responsável pela coordenação médica da Atenção Básica em Ubatuba, Dr. Rogério Carvalho, a hidratação e os cuidados com a exposição ao sol são fundamentais.

“É importante evitar a exposição direta ao sol, principalmente, nos horários mais quentes entre 10h e 16h h, quando os raios são mais fortes. Entretanto, quando houver exposição, existem alguns cuidados indispensáveis, como cobrir áreas expostas com roupas apropriadas: calça e camisa de manga comprida, utilizar óculos escuros e chapéus de abas largas, que ajudam a proteger o rosto e o corpo e usar sempre protetor solar com fator de proteção”, destacou o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *