Selo internacional confirma a qualidade ambiental das praias. Hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró, em Cabo Frio, no último dia 7. Foto: Henrique Nascimento
Um total de 31 praias brasileiras receberam a certificação de “Bandeira Azul”, selo que faz parte de um programa internacional de avaliação ambiental de praias elaborado pela ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE).
Praias de seis estados brasileiros foram certificadas na temporada 2023-2024: 15 delas, em Santa Catarina; nove, no Rio de Janeiro; quatro, na Bahia; e, uma praia nos estados de São Paulo, Alagoas e Ceará. No rio de Janeiro, a praia do Peró, em Cabo Frio, recebeu a bandeira pelo sexto ano consecutivo.
A Bandeira Azul foi hasteada pela sexta vez na Praia do Peró, em Cabo Frio. O certificado abrange trecho de 500 metros, na área urbana, dos 7,2 quilômetros de extensão da Praia do Peró, que foi a pioneira no interior fluminense a conquistar o selo após aprovação dos júris nacional e internacional da Bandeira Azul.
Para conquistar e manter o certificado (que é renovado anualmente) a praia precisa ter condições excelentes de qualidade da água (analisada periodicamente por laboratório autorizado); segurança; guarda-vidas; acessibilidade para portadores de necessidades especiais; banheiros públicos; área de escape para situações de emergência; ações permanentes de ordenamento; e, apoio da comunidade local.
Presente a cerimônia, a prefeita Magdala Furtado, afirmou que “esse hasteamento da Bandeira Azul representa o compromisso do município de Cabo Frio com a excelência ambiental e o turismo sustentável. Estamos muito felizes por manter o selo ecológico, lembrando que estamos com outras duas praias: do Foguete e Pontal do Peró em fase piloto. O certificado é fruto da dedicação dos grupos gestores que se reúnem em reuniões periódicas para que sejam cumpridas todas as exigências”.
O selo foi conquistado graças à luta dos Amigos do Peró, que levaram inicialmente fotografias aéreas do Peró para a coordenadora nacional do projeto, Leana Bernardi, que depois fez uma visita à praia afirmou que o Peró é o único local onde o selo foi reivindicado pela comunidade e não pelo poder público. É claro que depois a Prefeitura de Cabo Frio, gestora do projeto, deu sempre apoio para garantir a renovação anual – recorda Machado Silva, dos Amigos do Peró.
Avanços
Ao longo dos anos, a Praia do Peró conquistou avanços com a conquista da Bandeira Azul. Um dos principais foi a restrição à circulação de carros no calçadão da orla, destinado apenas a pedestres e ciclistas. Só é permitida a entrada de veículos da polícia e bombeiros, carga e descarga em horário pré-estabelecido e dos poucos moradores. Outro avanço foi a melhoria da qualidade do turismo nos dois grandes hotéis do local, que há anos registram boas taxas de ocupação. O Peró passou a ser mais procurado por ciclistas e praticantes do ecoturismo, além das agências de viagem.
Os defensores da preservação da Praia do Peró, contudo, estão preocupados com a queda de qualidade em alguns dos requisitos necessários para a preservação da Bandeira Azul. O principal é o ordenamento urbano, não só na areia da praia como também nos acessos. Segundo eles, falta fiscalização, sobretudo nos fins de semana, o que permite a expansão desordenada do comércio ilegal nas ruas e na praia, além de itens proibidos, como caixas de som e animais na areia.
Confira as praias credenciadas:
Santa Catarina
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú
Praia de Taquaras, Balneário Camboriú
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras
Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras
Praia da Conceição, Bombinhas
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
Praia de Mariscal, Bombinhas
Lagoa do Peri, Florianópolis
Praia Grande, Governador Celso Ramos
Prainha de Itá, Itá
Praia do Ervino, São Francisco do Sul
Praia do Forte, São Francisco do Sul
Praia da Saudade, São Francisco do Sul
Praia Grande, São Francisco do Sul
Rio de Janeiro
Praia da Azeda/Azedinha, Armação dos Búzios
Praia do Forno, Armação dos Búzios
Praia do Peró, Cabo Frio
Praia de Ubás, Iguaba Grande
Praia do Sossego, Niterói
Prainha, Rio de Janeiro
Praia da Reserva, Rio de Janeiro
Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia
Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema
Bahia
Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari
Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari
Praia da Viração, Salvador
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador
Alagoas
Praia do Patacho, Porto de Pedras
Ceará
Praia do Cumbuco, Caucaia
São Paulo
Praia do Tombo, Guarujá