Weslley Dantas, de Ubatuba, está com “as mãos na taça” de campeão brasileiro de surf de 2023

Weslley Dantas, de Ubatuba, deve confirmar o título de campeão brasileiro de 2023 neste domingo(10), se avançar às quartas de final da competição

 

A cidade de Ubatuba, no litoral norte paulista, poderá confirmar mais um título importante no surf  em 2023. Neste domingo, dia 10, o surfista Weslley Dantas poderá se tornar campeão brasileiro de 2023 se avançar às quartas de final do Dream Tour do Rio de Janeiro.

 

Este ano, surfistas de Ubatuba já conquistaram o título mundial de surf, com Filipinho Toledo, que é bicampeão mundial de surf; e, o título de campeão mundial juniores de surf(Sub 18), com Ryan Kainalo. Ubatuba é considerada a “capital brasileira do surf”.

 

O Dream Tour teve uma maratona de disputas neste sábado(9), quando foram disputadas 22 baterias na categoria masculina. Outras cinco baterias da segunda fase serão concluídas amanhã, domingo(10).  Catorze surfistas do estado de São Paulo, dez deles do litoral norte paulista, participam da segunda fase, do Dream Tour do Rio de Janeiro, na praia da Barra da Tijuca.

 

Neste sábado, foram disputadas onze das 16 baterias. Dos oito surfistas do litoral norte que entraram na água neste sábado, seis deles garantiram vaga nas oitavas de final. Outros três surfistas da região- Matheus Gomes(Ubatuba), Kauê Germano (São Sebastião) e Pedro Dib(São Sebastião) devem disputar a segunda fase neste domingo(10).

 

Outros três surfista de São Paulo- Marcos Correa (São Vicente), Gabriel André(Guarujá) e Edggard Groggia(Santos) também participam da segunda fase neste domingo. Os surfistas Kizumone Bettero e Daniel Adisaka, de Ubatuba, não conseguiram avançar às oitavas após serem eliminados pelo cearense Rafael Teixeira( 14,40 x12,40) e pelo pernambucano Luel Felipe(11,57x 10,70).

 

Avançaram para as oitavas de final, os surfistas Wesley Leite, Ryan Kainalo e Weslley Dantas, todos de Ubatuba e Cauã Gonçalves, Fernando Júnior e Robson Santos, ambos de São Sebastião.

 

Weslley Dantas, de Ubatuba, líder do ranking, obteve neste sábado- quando iniciou sua participação na competição- a maior nota(9,43) e, também, o maior somatório (15,43), do Dream Tour do Rio de Janeiro. Ele deu um grande passo rumo ao título brasileiro ao avançar às oitavas de final.

 

A disputa na segunda fase com o Yago Araújo, da Bahia, foi emocionante Weslley conseguiu virar a bateria cinco minutos antes do final quando obteve uma nota 5,07 e somou 9,14 contra 7,30 do adversário. “Agradeço a Deus pela onda da virada. O mar estava grande do jeito que eu gosto de surfar. Estou calmo, tranquilo, deixando as coisas acontecerem”, afirmou Weslley, após vencer a bateria.

 

O surfista de Ubatuba ainda não pode comemorar o título de campeão brasileiro, mas está praticamente com a “mão na taça”. O paranaense Peterson Crisanto, vice líder do ranking, também avançou neste sábado, por isso, o ubatubano ainda não pode ser declarado campeão brasileiro de 2023.

 

Neste domingo(10), se Weslley Dantas avançar às quartas de final ele já poderá comemorar o título de campeão brasileiro por antecipação, mesmo que, Peterson Crisanto também avance na etapa.  No feminino, a catarinense Tainá Henckel sagrou-se campeã brasileira de 2023 por antecipação. A campeã da etapa deverá ser definido neste domingo.

 

O surfista Wesley Dantas(Foto), de Ubatuba, lidera o ranking masculino com 27.625 pontos. O segundo é Peterson Crisanto, do Paraná, com 23.925. 0 terceiro é Wesley Leite, também, de Ubatuba, com 19.600 pontos. O quarto colocado é o santista Edgard Groggia com 18.800 pontos. O quinto é o baiano Bino Lopes com 17.825 pontos.

Confira as baterias da oitavas de final

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *