Aeroporto de SJC terá voos com destino ao Rio de Janeiro; concessionária quer ampliar linhas para potencializar turismo no Vale e Litoral Norte

Concessionária que opera o aeroporto quer expandir voos para atender cidades turísticas do Vale- como Campos do Jordão e Aparecida e o Litoral Norte, que recebe mais de 3 milhões de visitantes durante a temporada de verão 

A GOL anunciou que terá voos entre São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e o Rio de Janeiro a partir do dia 27 de março. São José dos Campos será a 8ª cidade no estado de São Paulo a ser atendida pela GOL, que já voa para a capital São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba.

A empresa iniciará suas operações em São José dos Campos a partir de 27 de março de 2024 com voos  para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, três vezes por semana e operado por um Boeing 737-800 com capacidade para 186 passageiros.

O voo decolará de São José dos Campos nas segundas, quintas e sábados, às 06h20, e pousará no Galeão às 07h25. O retorno será nos domingos, quartas e sextas, com saída do Rio às 21h55 e pouso no aeroporto de São José dos Campos  às 23h00. As passagens já podem ser adquiridas no site da GOL. A passagem custa em média R$ 380,00.

A iniciativa da Gol atende a nova regra de redução do ICMS no querosene de aviação. A empresa já manteve voos para o Rio de Janeiro no aeroporto de São José dos Campos entre 2007 e 2008, teve voos para o Rio. Outras empresas também já operaram no aeroporto da Embraer, como a Avianca Brasil que mantinha voos para Brasília; a,  Azul que oferecia voos para o rio de Janeiro e Belo Horizonte; e, a LATAM Brasil que operou voos para Brasília.

A empresa vem mantendo conversações outras empresas aéreas nacionais, bem como também conversa com as low costs estrangeiras, como JetSMART, Sky Airline, Wingo, Flybondi, Viva Aerobus e Volaris, para ampliar os voos de passageiros no Aeroporto.

O terminal em capacidade para atender até 3 milhões de passageiros ao ano e, ao mesmo tempo. O aeroporto tem uma pista de 3 mil metros de comprimento por 45 metros de largura, e taxiways e pátio que comportam o peso de aeronaves como os Boeing 767, 787, 777 e 747 ou os Airbus A330 e A350.

O aeroporto é classificado como categoria C, que permite operações de aeronaves como o Boeing 737, o Airbus A320 e o Embraer 195-E2. A SJK Airport, que administra o aeroporto,  iniciou processo junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para ser classificado na categoria D, que permitirá o pouso e decolagens regulares de todos os tipos de aeronaves.

O aeroporto já recebe, com a aprovação da ANAC, aviões Boeing 767-300F da LATAM, que fazem o transporte de cargas duas vezes por semana entre Miami, nos Estados Unidos para indústrias do Vale do Paraíba.

 

Aeroporto oferece moderna infraestrutura para voos de passageiros

 

Há um ano o Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, de São José dos Campos (SP), é administrado pela SJK Airport que tem priorizado operações de transporte de cargas. A concessionária quer expandir os voos no aeroporto,  justificando que o terminal atende o Vale do Paraíba, onde vivem 2 milhões e meio de pessoas, com renda média per capita alta em uma região muito industrializada, uma das mais desenvolvidas do Brasil.

A empresa também tem focado o potencial e o constante crescimento do turismo no Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista. O aeroporto, segundo a SJK,  tem potencial de ser o aeroporto para o turismo da Serra da Mantiqueira e da Rota Religiosa, atendendo a destinos como Campos do Jordão e Aparecida, ambos a cerca de 80 km de distância do terminal, bem como, as cidades do litoral norte de São Paulo, com cidades como Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e a costa sul-fluminense(Paraty e Angra).

Repercussão

O vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth,  disse que,  trata-se de um iniciativa importante para os moradores do Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Quero parabenizar o prefeito de São José dos Campos, Anderson, pela  concessão do aeroporto. O governo do estado reduziu o preço do combustível para as empresas que retomassem voos em aeroportos regionais. A Gol escolheu operar por São José dos Campos. Vem outras novidades ainda por aí”,  comentou em postagem nas redes sociais.

“Ótima notícia a retomada de voos de passageiros entre São José dos Campos e o Rio de Janeiro. A passagem custará cerca de R$ 380,00 e já está a venda no site da Gol. Nosso terminal de cagas já opera bem. Recebemos quatro aviões de carga nesta semana. Novas empresas deverão iniciar operações de passageiros em nosso aeroporto. Tudo isso só está sendo possível graças a iniciativa do governador Tarcísio de Freitas e sua equipe em reduzir o combustível de aviação”, comentou o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, também, nas redes sociais.

O secretário de Turismo de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, Rodrigo Tavano, também, um dos vice-presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis(ABIH), disse que, quando a empresa ampliar e diversificar suas linhas, atendendo outros estados, isso irá beneficiar e muito o turismo em toda a região, principalmente, nas cidades do litoral norte paulista.

Segundo ele, o aeroporto de São José dos Campos tem todas as condições de ser o “aeroporto” do litoral norte paulista, região que fica distante apenas  80 quilômetros(Caraguatatuba) e, hoje, interligada por uma rodovia moderna e das mais segura que é a Tamoios. “Torço muito para que o aeroporto amplie suas linhas, atendendo outros estados, além do Rio de Janeiro, isso potencializaria e muito o turismo em nossa região. Seria fantástico”, finalizou Tavano.

A secretaria de Turismo de São Sebastião, Adriana Balbo, disse que desde 2017, a Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião, junto ao Circuito Litoral Norte, participa das reuniões de propostas para a retomada de voos de passageiros no terminal do aeroporto de São José dos Campos.

“Essa era uma vontade de todo o trade turístico do município. A retomada de voos favorece diretamente o Litoral Norte e, consequentemente, São Sebastião, devido a proximidade do aeroporto, oferecendo benefícios logísticos, facilitando o acesso de novos públicos/visitantes no litoral. Isso reflete no impulsionamento do turismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, afirmou Adriana.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *