Prefeitura de Caraguatatuba inicia votação para eleger a ave símbolo da cidade

Ubatuba escolheu sua ave símbolo em 2004: é o Tangará Dançarino, também chamado de Tangará Dançador(Foto)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, abriu oficialmente a eleição para escolha da ave símbolo da cidade na terça-feira (5). A iniciativa tem como objetivo fomentar o ecoturismo de observação de aves, promover a preservação ambiental e estimular a geração de artesanatos.

Em Ubatuba, a  ave  símbolo é o Tangará Dançarino, também chamado de Tangará Dançador, foi escolhido como ave símbolo em 2004. Em 2015, o Papagaio-Moleiro foi eleito a ave símbolo de Ilhabela. O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) foi eleita a ave símbolo brasileira em 2002. A ave símbolo do estado de São Paulo é o sabiá-laranjeira.  São Sebastião ainda não escolheu sua ave símbolo.

Em 2015, o Papagaio-Moleiro foi eleito a ave símbolo de Ilhabela

Os projetos de lei que estabelecem o ‘Dia do Observador de Aves’ e a eleição da ave símbolo de Caraguatatuba receberam forte apoio da Câmara dos Vereadores e do prefeito Aguilar Junior. A Secretaria de Meio Ambiente está engajada na causa, junto a parceiros da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam).

A proposta é que a escolha da ave símbolo traga visibilidade tanto para o ecoturismo de observação de aves, como destaque a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanato relacionado à ave escolhida. Esse projeto também será fundamental para ampliar a formação de guias de ecoturismo para trilhas de observação.

Dentre as aves candidatas está a Gaturamo-verdadeiro, Saíra-sete-cores, Coruja-buraqueira, Saíra-militar e Beija-flor-rajado. Cada uma delas possui características específicas e um encanto singular.

Em Caraguatatuba, existem mais de 500 espécies de pássaros.  A cidade conta com dois pontos excelentes para a  observação de aves: A trilha de Jequitiba, no interior do parque estadual da Serra do Mar e o Sítio Jacu, situado na Tabatinga, que é uma reserva particular. Nesses locais podem ser observadas aves das espécies saíra-sete-cores (Tangara seledon); saíra-militar (Tangara cyanocephata); tiê-sangue (Ramphocelus bresilus); e, surucuá-de-barriga-amarela (Trogon Rufus).

Para a eleição, alguns critérios foram estabelecidos: a ave deve ser facilmente encontrada na região, visualmente atrativa para estimular a criação de imagens, estampas e artesanatos; deve permitir a sua fotografia, já que algumas aves são reservadas ou inquietas; e é preferível que seja endêmica da Mata Atlântica, valorizando esse importante bioma presente em Caraguatatuba.

A votação já está aberta e pode ser realizada de forma prática e rápida através do formulário disponível no link: https://forms.gle/uvA3QyFLQp6s2WUw6.

As informações completas sobre cada ave candidata, juntamente com suas particularidades, podem ser encontradas na página da Secretaria de Meio Ambiente, no site oficial da Prefeitura: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.

A iniciativa busca valorizar a diversidade de aves da região e fortalecer o turismo e a preservação ambiental. A Prefeitura incentiva a ampla participação popular nesse processo. O link para a votação ficará disponível até o dia 20 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *