Ilhabela classifica 5 iatistas no ranking paulista da Classe Optimist

A 8ª etapa do Campeonato SP de Vela da Classe Optimist definiu no último sábado (3), o ranking geral de 2023 e dos cinco primeiros colocados, quatro são alunos da Escola Municipal de Vela de Ilhabela Lars Grael (EVI).

O destaque foi para Felipe Baszynski Fridrich, de 14 anos, veterano no esporte, que competiu na categoria juvenil e se classificou em 1º lugar no ranking geral da competição, que reuniu também atletas de São Sebastião e do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), de São Paulo, em provas realizadas na represa de Guarapiranga e em Ilhabela.

Felipe Baszynski Fridrich, de 14 anos

 

Em junho deste ano, Filipe participou do Campeonato Norte-Americano de Optimist em Antígua, Caribe. O campeonato teve a participação de 124 velejadores.  Felipe conquistou o 6° lugar individual e o 3° lugar pela Copa das Nações uma competição por equipes, trazendo para Ilhabela uma medalha de BRONZE.

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo.

Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. O veleiro suporta até 60 quilos e pode ser conduzido por pequenos de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, quer dizer otimista.

Pelo categoria já passaram grandes campeões brasileiros como Robert Scheidt, Bruno Prada, Marco Grael e Martine Grael. A Escola Municipal de Vela “Lars Grael” (EVI), em Ilhabela, foi criada em março de 2016 e atende cerca de 125 alunos, com idade entre 8 e 17 anos. As aulas são realizadas de segunda e quarta, ou terça e quinta, das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30. Nas sextas, a escola atende uma turma exclusiva de mulheres, por meio do projeto Velas & Elas.

A escolinha de vela da ilha já teve um velejador campeão mundial da classe Optimist. O feito aconteceu em 2021, em Riva Del Garda, na Itália, e foi conquistado pelo velejador Alex Kuhl, da Escola Municipal de Vela de Ilhabela.

O prefeito Toninho Colucci parabenizou os alunos da Escola de Vela, especialmente Felipinho, por seu ótimo desempenho na competição. “Estou muito feliz com o desempenho da escola, que é resultado do esforço dos professores, da Secretaria de Esporte e dos nossos investimentos”, destacou.

Classificação dos alunos de Ilhabela no ranking paulista:

•      Felipe Baszynski Fridrich – 1º lugar do Ranking Estadual

•      Samy dos Santos Baptista – 2º lugar do Ranking Estadual

•      Manuelle Ono Sasaki de Souza – 3º lugar do Ranking Estadual

•      Matheus Cardoso Bombini – 5º lugar do Ranking Estadual

•      Vitorio Peres Lopes Manica – 9º lugar do Ranking Estadual

•      Gabriella Ono Sasaki de Souza – 10º lugar do Ranking Estadual

•      Lorenzo de Campos Faria Garcia – 14º lugar do Ranking Estadual

•      Stella Vieira de Sales – 19º lugar do Ranking Estadual

•      Davi Felipe Lopes da Silva – 21º lugar do Ranking Estadual

•      Cauê Amaro Rossi – 22º lugar do Ranking Estadual

•      Mariana Falzoni Azambuja Guedes Pinto – 25º lugar do Ranking Estadual

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *