São Sebastião capacita alunos para impedir novas tragédias em áreas de risco

 

Em fevereiro deste ano, a cidade de São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, foi atingida por fortes chuvas que resultaram em enchentes e deslizamentos que causaram a morte de 64 moradores e deixaram cerca de 4 mil desabrigados.

A cidade contou com o apoio dos governos estadual e federal para se recuperar da tragédia. A prefeitura, além da ajuda financeira para recuperar os barros atingidos pela catástrofe e a construção de moradias para os desabrigados, decidiu adotar algumas medidas preventivas.

Uma dessas iniciativas foi a criação do ‘Agente Mirim da Defesa Civil’, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e da Defesa Civil, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais( Cemaden).

O programa capacita e prepara estudantes do oitavo ano do ensino fundamental sobre como agir e se prevenir antes e durante os desastres naturais. Estão recebendo a capacitação alunos das escolas da região central e dos bairros da costa sul e norte.

O objetivo é que esses alunos repassem as orientações recebidas da Defesa Civil aos seus familiares e com isso reduzam os riscos durantes as fortes chuvas e ventos, principalmente, para aquelas famílias que ocupam áreas de risco.

A prefeitura já capacitou cerca de 500 alunos no programa que aprofunda seus conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades da Defesa Civil em situações de emergência e aprender sobre como agir em situações de desastres.

Na última quarta-feira, dia 29, foi realizada a formatura realizou a formatura dos estudantes da rede municipal que participaram do programa ‘Agente Mirim da Defesa Civil’, realizada na quarta-feira (29) no Teatro Municipal.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, reforçou aos alunos a importância de terem participado dessas capacitações. “A nossa cidade foi palco de uma das maiores tragédias do Brasil. Esse treinamento que vocês tiveram foi um trabalho fantástico. E isso é fundamental para que possam salvar a vida de vocês e salvar a vida das famílias de vocês”.

O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, afirmou que as instruções recebidas serão eficazes no salvamento de pessoas. “Eu tenho certeza que eles serão multiplicadores. Que os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula serão levados para a família, para os vizinhos, para as pessoas que eles conhecem e moram em áreas de risco, e que, com um pouco de informação, podem salvar vidas.”

A estudante Maria Luysa Souza Alves, 14 anos, da EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, afirma que o momento é de muita satisfação. “É um orgulho ver tantos agentes mirins se formando hoje. Eu queria muito agradecer os ensinamentos que recebemos e espero que a gente não tenha que usar, mas se precisar, vamos estar preparados.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *