Em apenas três anos, garoto já conquistou títulos paulistas, brasileiros e sul-americanos; o grande sonho dele, e, da família, é disputar o mundial da categoria.
Por Salim Burihan
Ana Paula de Souza Cunha e seu marido Rogério trabalham em quiosques na praia Martim de Sá, uma das mais frequentadas de Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista, mantendo um objetivo: juntar recursos suficientes para que o filho, de 7 anos, possa disputar provas do mundial de bicicross.
Eles são pais de Lorenzo Resende, de 7 anos, um garoto que pratica a modalidade há três anos e que este ano já foi campeão brasileiro de BMX, vice-campeão paulista de bicicross e vice-campeão em etapas do sul-americano e do latino-americano de bicicross. Lorenzo disputou oito campeonatos este ano, todos na categoria Boys 7 anos.
O menino é considerado uma grande “revelação” na sua categoria. Em julho deste ano, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro de BMX 2023, organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), realizado na cidade de Indaiatuba(SP), competindo pela Associação Caraguá BMX. Lorenzo Resende se consagrou como campeão brasileiro da modalidade na categoria Boys 07 anos.
Ainda em julho deste ano, no final do mês, Lorenzo venceu a sua categoria Boys 7 ano durante 4ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross realizada em Caraguatatuba. A competição teve a participação de quase 500 atletas vindos de mais de 15 cidades do Estado de São Paulo, além de outros Estados filiados à Associação Paulista de Bicicross (APBMX).
No mês passado, novembro, aconteceu a sétima e última etapa do Campeonato Paulista de BMX, disputada em Cosmópolis (SP). A competição reuniu cerca de 400 atletas, em mais de 40 categorias nas classes Novatos, Feminino, Experts, PCD, Cruiser, MTBx, Especial, Master, Júnior Man, Elite Woman e Elite Man. Lorenzo Resende, de Caraguatatuba, foi vice-campeão na categoria Boys 7 anos.
Segundo informações da Associação Paulista de Bicicross, o campeonato paulista de BMX 2023 teve sete etapas e no ranking geral individual na categoria Boys 7 anos, o campeão foi João Paulo Luz Oliveira, com 142 pontos e o vice-campeão, Lorenzo Resende, de Caraguatatuba, com 105 pontos. O terceiro colocado foi Daniel Prudêncio Mozer, com 91 pontos. Lorenzo venceu uma das etapas e foi vice-campeão em três delas.
Mundial
Os pais trabalham duro para que o filho possa ir disputar o mundial de bicicross. O garoto estuda no Colégio Tableau, graças a uma bolsa de estudo e conta com a ajuda de alguns comerciantes. A prefeitura, atualmente, em dificuldades financeiras, segundo a família, colabora apenas com o pagamento das inscrições, antes ajudava com o lanche e o transporte. Lorenzo participa do projeto Nova Onda Caraguá da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
Para garantir as despesas do menino nas provas mais importantes, a família e amigos, colaboram promovendo rifas e muita gente tem colaborado. O casal já trabalhou muito para arrecadar R$ 8 mil na compra da bicicleta que é utilizada pelo filho. O ” paitrocínio” é que mantém o garoto no esporte. O pai sempre acompanha o filho nas competições estaduais e nacionais. Ele também atua como técnico de Lorenzo.
“A gente recebe vídeos de um técnico especializado através das redes sociais e o pai repassa as orientações ao Lorenzo. Temo ainda a colaboração do técnico Samuca, da cidade de Americana, que também, ajuda a orientar o menino. Ele tem aproveitado os ensinamentos e evoluído cada vez mais”, conta a mãe.
O menino vai super bem na escola. “Tira dez em tudo”, segundo a mãe. E, estuda inglês, na escola Fisk, também, através de bolsa, para que possa aprender inglês e ir disputar o mundial fora do Brasil. A família conta ainda com a ajuda de uma nutricionista para orientar a alimentação e o crescimento do menino.
Lorenzo, quando não está na escola ou em casa estudando, procura se dedicar aos treinos. Ele busca se aprimorar cada vez mais. Ele treina na pista de bicicross da praia do Indaiá, na orla central de Caraguatatuba.
O sonho dos pais é conseguir recursos ou patrocínio para que o filho possa disputar provas internacionais e o mundial da modalidade. Segundo os pais, o menino, na sua categoria e idade, vem sendo considerado um dos melhores do país. “Lá fora(do país) esse esporte é muito valorizado”, acredita a Ana Paula.
“Meu sonho é disputar o mundial. Só penso nisso e vou conseguir”, garante Lorenzo. Ele disse ainda que seu grande ídolo na modalidade BMX é o atleta Renato Resende, de Poços de Caldas, Minas Gerais, que disputou as olímpiadas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Renato, hoje, aos 31 anos, após 25 anos na categoria BMX, tornou-se piloto de mountain bike.
Lorenzo é um garoto tranquilo e focado no objetivo de disputar em breve o mundial de BMX. O garoto até joga uma bola de vez em quando e até brinca no basquete, mas o bicicross é a sua grande paixão. Ele é torcedor do Corinthians(por causa da mãe) e do São Paulo(por causa do pai). Sua comida predileta é “bife a parmegiana”.
Nas redes sociais, resendelorenzo no Instagram, o garoto tem cerca de 400 publicações e 4.411 seguidores. Ele divulga suas conquistas no bicicross: 🇧🇷🥇Brasileiro 23, 🥈Sul-americano 23, 🥈Latino-americano 23, 🥈Paulista 22 e 4º Brasileiro 22. E aí, caro amigo leitor, que tal segui-lo e ajuda-lo a realizar seu sonho de conseguir recursos e apoio para disputar o mundial de bicicross. O sonho dele( e, também, dos pais) pode se tornar uma realidade, se a gente colaborar…