Ubatuba terá reforço de 198 policiais militares na temporada de verão 2023/24

A prefeitura de Ubatuba informou que a partir do dia 18 deste mês um total de 198 policiais militares chega à cidade para reforçar a segurança durante a temporada de verão.

Na operação Verão, a prefeitura fica responsável pelo alojamento e alimentação do reforço policial que será destinado ao município. Tradicionalmente, o reforço fica até o final de janeiro e retorna durante o carnaval. Neste período, ocorre a maior movimentação de turistas no município.

Entre 23 de dezembro e 5 de janeiro a cidade recebe cerca de 1 milhão de turistas. Neste período, acontece reforço de policiamento nas estradas, nos centros comerciais e nas praias da cidade.

Estatísticas

Nos últimos anos, Ubatuba vem ocupando o segundo lugar entre os municípios mais violentos do litoral norte. Este ano, em dez meses, a cidade registrou 11 homicídios e 15 tentativas de homicídio, um latrocínio(roubo seguido de morte), 25 estupros, 270 roubos a mão armada e sete roubo de veículos.

Em outubro, foram registrados na região: três homicídios, seis tentativas de homicídios, nove estupros,  74 roubos a mão armada, quatro roubo de veículos e um total de 3.844 furtos.

A cidade de Ubatuba liderou o número de mortes violentas em outubro: foram registrados dois homicídios na cidade. O terceiro homicídio registrado na região em outubro ocorreu em Caraguatatuba. Em outubro, não houve registro de mortes violentas em São Sebastião e Ilhabela.

Caraguatatuba liderou o maior número de tentativas de homicídios em outubro: foram quatro na cidade e as outras duas, ocorreram em Ubatuba. Não houve registro de homicídios em São Sebastião e Ilhabela.

São Sebastião liderou em outubro  os casos de estupros na região: foram cinco casos registrados na cidade, três em Caraguatatuba e um em Ubatuba. Não houve registro de estupro em outubro no município de Ilhabela.

Ubatuba também registrou o maior numero de casos de roubo a mão armada, foram 36 ocorrências na cidade. Em Caraguatatuba, em outubro, foram 27 roubos; em São Sebastião, oito; e, em Ilhabela, três ocorrências.

Em outubro, foram três roubos de veículos em Caraguatatuba e um em Ubatuba. Em São Sebastião e Ilhabela não houve registro de roubo de veículos em outubro.

Nos primeiros dez meses do ano, de janeiro até outubro, o litoral norte registrou 44 homicídios, 63 tentativas de homicídios,  dois latrocínios, 697 roubos, 29 roubos de veículos e 3.844 furtos.

Segundo a prefeitura, em Ubatuba, comparando os meses de janeiro a outubro de 2022 e 2023, houve uma queda de 55% de ocorrências de homicídio. Este ano, até outubro, foram 11 casos. No ano passado, no mesmo período, foram 20 mortes violentas na cidade.

O número de furtos também caiu na Capital do Surfe – foram 1445 registrados em 2022 contra 1255 em 2023. Especificamente os furtos de veículos caíram de 76, em 2022, para 69 no mesmo período deste ano.

Este ano, Ubatuba aponta aumento nos casos de estupros, roubo a mão armada e latrocínio. Foram 29 estupros em 2022 contra 32 de janeiro a outubro deste ano. Foram 270 roubos a mão armada este ano contra 264 o ano passado. Este ano,  a cidade registrou o único caso de latrocínio(roubo seguido de morte) do Litoral Norte. No ano passado, não houve registro de latrocínio na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *