Prefeitura afirma que oferece alimentação, recreação, acompanhamento social, psicológico e de saúde, mas famílias alojadas no local reclamam
Um total de 214 pessoas do Morro do Fórum continuam abrigadas pela Prefeitura de Ubatuba no ginásio de esporte Tubão. Desde quarta-feira (29), 10 famílias já começaram a receber o auxílio moradia no valor de R$ 1.320,00 cada, pago com recursos próprios do município, e que conforme acordado já estão se preparando para deixar o local.
Enquanto aguardam o processo do auxílio moradia, cerca de 90 famílias permanecem acolhidas pela prefeitura. O grupo tem recebido alimentação integral, com café da manhã, lanche, almoço, café da tarde e jantar. Também é oferecido recreação com brinquedos educativos para as crianças e atendimento com assistentes sociais, psicólogos e profissionais da saúde.
De acordo com a Secretaria de Assistencial Social ainda não é possível estipular o tempo que as pessoas poderão permanecer no ginásio, visto que é necessário aguardar a finalização da avaliação social das famílias, conforme requisitos legais.
As famílias abrigadas no Tubão usam as redes sociais para reclamar das condições oferecidas pelo local e da qualidade das refeições fornecidas pela prefeitura. Segundo as famílias alojadas no local, faltam colchões e a alimentação deve ser fornecida mais cedo, por causa das crianças.
Proteção do Bem Estar Animal
A equipe de Proteção do Bem Estar Animal continua dando suporte à operação de desocupação do Morro do Fórum. Além de contribuir com o transporte dos animais para endereços definidos pelos ocupantes, o grupo até o momento também já acolheu sete cães e seis gatos. Uma cadela prenha foi resgatada e ficará sob os cuidados da equipe do CRA até ter os filhotes e todos os animais assistidos serão castrados, microchipados e receberão a vacina antirrábica. Os profissionais da Proteção do Bem Estar Animal também estão monitorando os animais que seguem acompanhando os seus donos no Tubão.
Doações
A Prefeitura de Ubatuba ressalta que tem suprido todas as necessidades mínimas das famílias abrigadas no Tubão, oferecendo colchões, medicamentos, leite e fraldas para as crianças. Na internet tem surgido diversos pedidos de doações, mas não há registros de solicitações oficiais. Até o momento, nenhum item de primeira necessidade está em falta.
Ação no morro
O trabalho de demolição das construções irregulares continua sendo realizado pela Secretaria de Infraestrutura, com apoio da Defesa Civil e segurança realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal. Se as condições meteorológicas continuarem adequadas, o trabalho deve ser encerrado nesta sexta-feira, dia 1º.