Os dois surfistas que representam o Litoral Norte Paulista e o Estado de São Paulo no Mundial Junior de Surf que acontece no Rio de Janeiro, Ryan Kainalo (Sub 18), de Ubatuba e Sophia Gonçalves(FOTO) no Sub 18 Feminino, de São Sebastião, avançam de fase e vem, ambos, se destacando na competição que entra em seu quinto dia nesta quarta-feira. As disputas começam às 6h30 da manhã na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro.
Os dois surfistas Ryan Kainalo e Sophia Gonçalves querem repetir o feito do tricampeão Gabriel Medina, de São Sebastião, que venceu o mundial em 2010 e do bicampeão Filipe Toledo, de Ubatuba, campeão do ISA em 2011.
No feminino Sub 18, Sophia Gonçalves, surfista da praia de Maresias, passou pela primeira fase destacando-se por conhecer muito bem as condições do mar na praia da Macumba e escolher as ondas ideais para mostrar seu surf e ir avançando de fases, sem dificuldades.
Sophia não entrou na água nesta terça-feira(28), mas esteve na praia para torcer pelos colegas. Ela disse que está melhorando a cada dia, bateria por bateria. Na primeira fase enfrentou surfistas do Uruguai, Peru e Holanda.
Sua colega, Kiany Hyakutake (SC), enfrentou dificuldades em encontrar boas ondas e terá que disputar à repescagem do round 2. Outra integrante do Sub 18 brasileiro, Aysha Ratto, surfista de Búzios, escolheu ondas intermediárias, administrou bem a bateria e avançou em segundo lugar.
No Sub 18 masculino, Ryan Kainalo, de Ubatuba, venceu sua bateria inicial enfrentando surfistas da Venezuela, Noruega e, Cisjordânia. O surfista ubatubebse é considerado um dos favoritos na sua categoria.
Samuel Joquinha (Sub 18), do Rio Grande do Norte, precisou disputar a repescagem, mas acabou avançando para o round 2. Ainda no Sub 18 Masculino, Luan Ferreyra, de Pernambuco, venceu sua bateria com facilidade, mantendo uma forte performance para o segundo round.