Niuara Leal, secretária adjunta de Turismo de São Sebastião, no litoral norte paulista, foi uma dos 124 profissionais inscritos no Prêmio Nacional do Turismo 2023.
O Prêmio Nacional do Turismo 2023: o turismo transformando vidas é o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.
A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizada em 16 de dezembro de 2023, a partir das 17h, na cidade de Brasília/DF, durante o Salão do Turismo 2023.
Niuara se inscreveu na categoria “Governo-Técnicos” e conseguiu ficar entre os três finalistas. A decisão para definir quem será o profissional eleito na categoria acontece através de votação popular nas redes sociais. A votação já foi iniciada e segue até o dia 1º de dezembro.
Com mais de 15 anos de experiência no turismo, Niuara é uma empreendedora hoteleira de sucesso, tendo dedicado grande parte de sua carreira ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo em São Sebastião e em todo o estado de São Paulo. Antes de assumir o cargo na administração pública, a profissional ocupou a presidência da APHMBR (Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias) e inclusive a vice-presidência da ABIH.
Seu compromisso com a promoção do turismo sustentável e comunitário marca sua atuação profissional. Um dos momentos de destaque em sua carreira foi o recebimento do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2022, que reconheceu uma iniciativa de sua autoria como “projeto inovador de Turismo de Base Comunitária”. Esta ação pioneira fez de São Sebastião a primeira cidade do Estado de São Paulo a possuir uma Lei de Apoio e Fomento ao Turismo de Base Comunitária, demonstrando o compromisso de Niuara com a promoção de práticas de turismo sustentável.
Além disso, a profissional foi uma peça principal impulsionadora do reconhecimento de São Sebastião como o melhor destino de Turismo Social em 2022 e 2023, conforme premiação recebida pelo Prêmio Top Destinos estadual. Ainda, seu trabalho árduo e dedicação na coordenação de esforços em prol do bem-estar da comunidade turística de São Sebastião demonstrou sua habilidade de liderança e sua resposta eficaz durante momentos de crise.
Niuara liderou toda a operação de abrigamento das pessoas afetadas na cidade durante as chuvas de fevereiro de 2023, na qual mais de 1.200 pessoas foram abrigadas em pousadas, durante 45 dias, e depois realocadas em lares provisórios até a conclusão das moradias permanentes. Este evento possibilitou continuar girando a economia do Município injetando em plena crise quase R$9 milhões aos comerciantes e donos de pousada, além ofertar qualidade de vida aos atingidos.
Confira abaixo um pouco do perfil dos três profissionais selecionados na categoria “Governo-Técnicos”:
Luana Emmendoerfer – Analista de turismo do estado de Santa Catarina desde 2010, atualmente lidera projetos de inteligência de dados, pesquisas, inovação e empreendedorismo. Sua formação acadêmica, inclui um doutorado em Gestão do Conhecimento pela UFSC e mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela UDESC. É a responsável técnica pela coordenação e gestão da Central de Inteligência do Turismo de Santa Catarina. Foi pioneira no lançamento do INOVATUR, o primeiro Programa de Inovação para o Turismo do Brasil, além de idealizadora e cocriadora da ferramenta Almanach – Sistema de Inteligência Turística, uma inovação no setor.
Niuara Leal – Com 15 anos de experiência no setor, criou ações visando o fortalecimento não apenas de seu estabelecimento, como do Turismo local e regional. Foi presidente e vice-presidente da Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias. Sob sua gestão a entidade conseguiu aprovar um calendário de eventos, fomentando o turismo na baixa temporada e liderou o empresariado na criação de condutas e ações de enfrentamento à pandemia. Como secretária adjunta de Turismo em São Sebastião/SP ajudou a impulsionar o desenvolvimento turístico na região, além de atuar na Associação Brasileira da Industria Hoteleira do Estado de São Paulo (ABIH-SP).
Simone Costa – Turismóloga, especialista em Gestão de Projetos, trabalha há mais de 20 anos com Patrimônio Cultural e Turismo, Planejamento e Gestão. Atuou no Iphan, implementando projetos de preservação cultural e educação patrimonial na Bahia. Em 2013, como Coordenadora de Inserção do Instituto Aliança, adquiriu habilidades em Desenvolvimento Humano. Atualmente está como especialista de Turismo do Prodetur Salvador (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). Liderando o Núcleo de Ações Turísticas, atuou na concepção e implementação do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo e Salvador Capital Afro.
Confira o passo a passo e vote!
COMO VOTAR – Para votar entre na página do Prêmio Nacional do Turismo. Depois de realizar o login com sua conta do GovBr, escolha um dos três finalistas da categoria Governo – Técnicos. Aproveite para escolher também entre os indicados das outras sete categorias: Governo (Dirigentes e Parlamentares), Iniciativa Privada (Médio e Grande Porte; Micro, Pequenos e MEI), Imprensa e Mídias Sociais, Lideranças Sociais ou Comunitárias, Mulheres Empreendedoras no Turismo e Academia. A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizada em 16 de dezembro de 2023, a partir das 17h, na cidade de Brasília/DF, durante o Salão do Turismo 2023: Conheça o Brasil.
Com informações de Fábio Marques