Veleiro Phytoervas é uma das atrações da última etapa da Copa Mitsubishi. Foto: On Board Sports
Acontece neste sábado, dia 25, em Ilhabela, a Regata Volta à Ilhabela, que tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, ABVO e FEVESP. A regata terá percurso de 40 milhas (70 km).
A flotilha do Yatch Club Ilhabela terá 12 barcos na Volta à Ilhabela. O Yacht Club de Ilhabela, anfitrião da Copa Mitsubishi, tem uma longa tradição de experientes velejadores dentre seus associados e nesta XXIII Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake a flotilha do clube já é bem numerosa.
Começando pelos grandes Seu Pimenta, de Flávio Farkouh, Nautilus, de Azis Constantino, Zorro, de Gonçalo Sá, Xamã, de Sérgio Klepacz e a volta do Inaê 50, de Bayard Umbuzeiro Neto. Nesta edição, dois C30 também serão comandados por associados do clube, o Kaikias/EMS de Daniel Hilsdorf e o Tonka, de Demian Pons.
Tradicionais na volta à Ilha, John Julio Jansen vem com o Jazz, Fita Azul na edição de 2022 e Luiz Villares, Reginaldo e Fabiana Costa, também associados, trazem o Lucky V/Alforria para a disputa. O Phoenix, sério candidato à fita azul da regata, terá a bordo dois associados: Fabio Cotrim e Mauro Dottori. Emmanuel Nascimento, no Comanda e Mich D’Ipólito do Morgazek são mais dois associados que estarão na competição.
A flotilha do Pindá Iate Clube, também vem forte para a disputa, principalmente na BRA-RGS, que concentra a maior parte dos veleiros do clube: Zeus, de Paulo F. Moura, o Aventador/Superga, de Maurício Pavão, o Kamehameha/Brancante Seguros, de Gabi Borgstrom, e o Boccalupo/Caktus, de Claudio Melaragno. E na Classe C30, o Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, também representa o clube.
Em uma ação inédita, a Diretoria de Vela do YCI viabilizará a transmissão ao vivo da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake. Entradas ao vivo serão realizadas no Instagram da Copa Mit, além de stories ao longo do dia. A Regata volta à Ilhabela – Sir Peter Blake encerra a 23ª Edição da Copa Mitsubishi e acontece no dia 25 de novembro.
A equipe de velejadores do Phytoervas 4Z, apoiada pela Ambipar Response, confirmou presença na sua última regata da temporada de 2023. O veleiro estará na raia da classe ORC para encarar a Regata Volta à Ilhabela, que será realizada neste sábado (25), no Yacht Club Ilhabela.
Com cerca de 40 milhas (70 km), a Regata Volta à Ilha é diferente em relação as tradicionais barla-sota, entre duas boias, e de médio percurso. Com uma longa velejada, os participantes costumam tomar cuidado redobrado até a chegada.
Segundo Juan, velejador da equipe, a Volta à Ilhabela é um grande desafio. Os atletas costumam encarar pontos com vento, mas também sem vento. O veleiro passou por algumas manutenções, que deixaram o Phytoervas 4Z pronto para velejar.
“Ilhabela é a maior ilha do nosso Litoral, então completar a prova é muito difícil. Finalizamos os preparativos e toda equipe está focada para encarar a regata. Retornamos das regatas Santos-Rio e Circuito Rio e o foco é completar a Volta à Ilhabela”, explicou Juan de La Fuente, velejador do Phytoervas 4Z.
Além da regata, as equipes medalhistas da Volta à Ilha serão premiadas neste domingo (26), no Yacht Club Ilhabela.