Cineclube em Ilhabela exibe “Caiçara”, filme premiado e produzido há 73 anos na Ilha

Filme Caiçara, produzido na Ilha em 1950, vencedor de vários prêmios, será um dos destaques da programação de hoje no Cine Clube Villa Bella, na Rua da Padroeira, 174 – Centro Histórico – Vila

O Cine Clube Villa Bella exibe nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, uma programação imperdível com contexto alusivo à Semana da Consciência Negra. O evento faz parte do Cineclubismo, uma iniciativa que promove o estudo e a análise do conteúdo exibido, além de oferecer espaço para mesas de discussão e palestras.

Abrindo a programação de filmes, às 19h será exibido o curta “Guaiamum”, seguido pelo filme “Ucharia de São Benedito”, às 19h30,  com histórias que fazem perpetuar a tradição e a devoção a São Benedito em Ilhabela. Os bastidores da festa mais expressiva do folclore da cidade. Ambas exibições são produzidas por ilhabelenses.

Um dos destaques da programação é o filme “Caiçara”, que remonta a uma Ilhabela de 1950, que contou com a participação de muitos moradores da ilha como figurantes e mostra uma ilha ainda deserta e sua maior atração na época, a Pedra do Sino.

Caiçara foi o primeiro filme brasileiro produzido no litoral norte paulista. O filme foi produzido em 1950, dirigido por Adolfo Celi, Tom Payne e John Waterhouse. A produção era de Alberto Cavalcanti, da primeira da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Tinha em seu elenco Adolfo Celi, Alberto Cavalcanti, Eliane Lage e Maria Joaquina da Rocha, entre outros artistas.

O filme, um drama, conta vida de Marina(Eliane Lage), que se casa com um viúvo quarentão, proprietário de um sítio no litoral de São Paulo. Sua nova vida só lhe traz decepções: o marido vive de bebedeiras e ela é cobiçada pelos homens do lugar. Seu único conforto é o menino Chico, cuja avó é adepta da macumba. Até que um marinheiro se apaixona por Marina, sendo correspondido. Através da macumba, Marina consegue livrar-se do marido e, assim, viver seu amor.

O filme foi lançado no dia 1 de novembro de 1950 em São Paulo, com direção de Adolfo Celi e John Waterhouse; produção de Alberto Cavalcanti e roteiro de Alberto Cavalcanti, Ruggero Jacobbi, Adolfo Celi, Afonso Schmidt e Gustavo Nonnenberg

 

“Caiçara” foi o primeiro filme da Vera Cruz , filmado em preto e branco, com 95 minutos de duração e teve locações em Ilhabela, São Sebastião e Santos. Participou do Festival de Cannes de 1951.  Recebeu os prêmios: melhor filme sul-americano no Festival de Punta del Este, em 1951; melhor produtor para Alberto Cavalcanti no prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 1952; melhor atriz para Eliane Lage e melhor atriz coadjuvante para Maria Joaquina da Rocha no prêmio Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos do Rio de Janeiro, em 1950.

 

Encerrando a programação, às 21h30 será realizado um bate-papo sobre a miscigenação cultural caiçara.

Serviço

O Cine Clube Villa Bella fica localizado na Rua da Padroeira, 174 – Centro Histórico – Vila.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *