Filme Caiçara, produzido na Ilha em 1950, vencedor de vários prêmios, será um dos destaques da programação de hoje no Cine Clube Villa Bella, na Rua da Padroeira, 174 – Centro Histórico – Vila
O Cine Clube Villa Bella exibe nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, uma programação imperdível com contexto alusivo à Semana da Consciência Negra. O evento faz parte do Cineclubismo, uma iniciativa que promove o estudo e a análise do conteúdo exibido, além de oferecer espaço para mesas de discussão e palestras.
Abrindo a programação de filmes, às 19h será exibido o curta “Guaiamum”, seguido pelo filme “Ucharia de São Benedito”, às 19h30, com histórias que fazem perpetuar a tradição e a devoção a São Benedito em Ilhabela. Os bastidores da festa mais expressiva do folclore da cidade. Ambas exibições são produzidas por ilhabelenses.
Um dos destaques da programação é o filme “Caiçara”, que remonta a uma Ilhabela de 1950, que contou com a participação de muitos moradores da ilha como figurantes e mostra uma ilha ainda deserta e sua maior atração na época, a Pedra do Sino.
Caiçara foi o primeiro filme brasileiro produzido no litoral norte paulista. O filme foi produzido em 1950, dirigido por Adolfo Celi, Tom Payne e John Waterhouse. A produção era de Alberto Cavalcanti, da primeira da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Tinha em seu elenco Adolfo Celi, Alberto Cavalcanti, Eliane Lage e Maria Joaquina da Rocha, entre outros artistas.
O filme, um drama, conta vida de Marina(Eliane Lage), que se casa com um viúvo quarentão, proprietário de um sítio no litoral de São Paulo. Sua nova vida só lhe traz decepções: o marido vive de bebedeiras e ela é cobiçada pelos homens do lugar. Seu único conforto é o menino Chico, cuja avó é adepta da macumba. Até que um marinheiro se apaixona por Marina, sendo correspondido. Através da macumba, Marina consegue livrar-se do marido e, assim, viver seu amor.
O filme foi lançado no dia 1 de novembro de 1950 em São Paulo, com direção de Adolfo Celi e John Waterhouse; produção de Alberto Cavalcanti e roteiro de Alberto Cavalcanti, Ruggero Jacobbi, Adolfo Celi, Afonso Schmidt e Gustavo Nonnenberg
“Caiçara” foi o primeiro filme da Vera Cruz , filmado em preto e branco, com 95 minutos de duração e teve locações em Ilhabela, São Sebastião e Santos. Participou do Festival de Cannes de 1951. Recebeu os prêmios: melhor filme sul-americano no Festival de Punta del Este, em 1951; melhor produtor para Alberto Cavalcanti no prêmio Governador do Estado de São Paulo, em 1952; melhor atriz para Eliane Lage e melhor atriz coadjuvante para Maria Joaquina da Rocha no prêmio Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos do Rio de Janeiro, em 1950.
Encerrando a programação, às 21h30 será realizado um bate-papo sobre a miscigenação cultural caiçara.
Serviço
O Cine Clube Villa Bella fica localizado na Rua da Padroeira, 174 – Centro Histórico – Vila.