Ubatuba é referência em birdwatching e tem 565 espécies de aves registradas

Observação de aves é uma das principais atividades de ecoturismo no município

Além de belas praias e de ser um cenário propício para a prática de vários esportes, Ubatuba é referência quando se trata de observação de aves. A cidade abriga 565 espécies de aves, o que representa 5% de todas as espécies do mundo.

Segundo o ICMBio, o termo birdwatching surgiu na América do Norte, no início do século XX, definido como o hobbie de observar pássaros em seu habitat natural, sem alterar o ambiente ou o comportamento em que vive.

A prática, que exige paciência e olhares atentos, começou a se tornar uma atividade turística nos anos 60, quando muita gente descobriu o prazer de visitar lugares remotos para assistir ao comportamento das aves.

De acordo com o ornitólogo Carlos Rizzo, além da diversidade da flora que compõem a vegetação em Ubatuba, outra explicação para a grande quantidade de espécies de aves presentes no território ubatubense é o clima.

“Em Ubatuba, não temos 15 dias seguidos com o mesmo tempo e temperatura. Isso tudo resulta numa oferta de alimentos para as aves encontrável em poucos lugares do Brasil”, afirmou.

Ele ainda comentou que, a cada ano, cresce o número de turistas que busca o município como destino com esse objetivo. Alguns dos locais indicados para a prática são: Fazenda Angelim, Fazenda Capricórnio, Sertão do Cambucá, Sitio Folha Seca e torre de observação de aves no Quilombo da Fazenda.

Rizzo ainda lembrou que, para garantir a segurança e encantamento, a recomendação é sempre contratar um guia especializado por meio das agências da cidade.

Rizzo, de 70 anos, pratica a observação de aves desde os 12 anos de idade. “Em Ubatuba, começamos a tratar a observação como um atrativo turístico a partir de 2004. Hoje, essa atividade ou hobby, está consolidada no munícipio que recebe turistas nacionais e internacionais apenas para observação de aves.

Durante um minicongresso de observação realizado em 2005 constatou-se a existência de 565 espécies de aves no município de Ubatuba. Um levantamento mais atual, do Wikiaves, informa que Ubatuba possuí 532 espécies de aves. Angra dos Reis e Ilhabela aparecem com cerca de 500 espécies de aves cada uma.

A ave símbolo de Ubatuba é o Tangará Dançador(Foto), conforme projeto de lei, de autoria do então vereador Charles Medeiros, aprovado pelo legislativo em 2004.  “O Tangará possui as cores da bandeira de Ubatuba e, tem o costume caiçara de dançar”, justificou Medeiros, um dos incentivadores da observação de pássaros no município.

Ubatuba possuí vários locais para observação de pássaros, inclusive, com estrutura para receber observadores e fotógrafos do Brasil e do exterior. A abundância e diversidade de aves é grande no Sertão da Quina, Sertão Folha Seca, na região sul e, também, Fazenda Argelim, no Perequê-Açu.  Na região norte, os pontos ideais de observação ficam no Sertão do Poruba e na Praia da Fazenda.

“O Sertão da Folha Seca, na Praia Dura, é referencial mundial na observação de beija flores. O Brasil possui 65 espécies de beija flores, no Sertão da Folha Seca pode-se observar 25 espécies deste tipo de ave”, conta Rizzo. Ele lembra que se especializou em aves da mata atlântica e que já percorreu todo o litoral entre o Rio Grande do Sul até a Bahia para observar, identificar, fotografar e catalogar as espécies de aves.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *