Durante patrulhamento realizado ontem, quinta-feira (15), a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, localizou e apreendeu uma rede de pesca nas proximidades da praia de Itamambuca, região norte, de Ubatuba.
O patrulhamento ostensivo e preventivo náutico por toda costeira do município de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, tinha como objetivo combater a pesca ilegal e predatória.
Próximo a Baía da Praia do Itamambuca, os Militares localizaram uma rede de pesca do tipo emalhe de fundo, totalizando 300 metros de comprimento.
Contrariando as legislação pesqueira vigente, não havia qualquer identificação no petrecho, tão pouco embarcação ou pescador nas proximidades, não sendo possível identificar o responsável pela Infração Ambiental.
A rede foi imediatamente retirada e apreendida para posterior destinação correta e reciclagem, colaborando com o Meio Ambiente.
Segundo a polícia ambiental, redes de pesca armadas em locais proibidos e/ou sem a devida presença do pescador para identificar e tomar a medida imediata caso haja o emalhe de tartarugas, golfinhos, baleias, pinguins, raias e outros animais, ainda é comum e necessita da consciência ambiental por parte desses pescadores.
Ainda, segundo a polícia ambiental, muitos desses locais são berçários naturais de tartarugas marinhas, que acabam morrendo afogadas, devido não conseguirem emergirem para respirar.