As obras de recuperação da SP-55 no trecho entre Caraguatatuba e São Sebastião tem provocado congestionamentos na ligação entre as duas cidades.
Quem é de Caraguatatuba e trabalha em São Sebastião( ou vice-versa) tem procurado pegar a estrada com pelo menos uma hora de antecedência devido aos congestionamentos provocados pelas obras.
Outros motoristas optam em trafegar pela avenida da praia de Caraguatatuba entre o centro e o Porto Novo por que a Rio-Santos tem obras e desvios entre os kms 102,3(Trevo de Caraguatatuba) e o 108 (Porto Novo).
A Prefeitura de Caraguatatuba tem divulgado as obras e as intervenções que ocorrem na Rio-Santos. Segundo a prefeitura, na altura do bairro Perequê-Mirim, na divisa com o município de São Sebastião, são realizados os trabalhos de fresagem e depois troca de piso no trecho Sul da rodovia.
Para a intervenção, o trânsito que segue de São Sebastião para Caraguatatuba está sendo desviado parcialmente para uma das pistas no sentido contrário (Caraguatatuba/São Sebastião). Cones e sinalizações foram colocados no trecho para alertar os motoristas.
Outro trecho em obras é na altura do trevo do Morro do Algodão, onde a empresa terceirizada executa a retirada do pavimento no sentido centro de Caraguatatuba.
O empreendimento foi dividido em três lotes. Um deles compreende entre os kms 102,3 e 108, com extensão de 5,7 km, no trecho do trevo da cidade até a região do Parque Municipal do Juqueriquerê. Esse trecho será de responsabilidade da empresa Compec Galasso.
O outro lote compreende do km 108 ao km 112,5, com extensão de 4,5 km, no trecho do Parque Municipal do Juqueriquerê até a divisa com São Sebastião e será feito pela empresa Ideal Terraplanagem.
Haverá ainda um lote entre os kms 81,9 e 99,6, com extensão de 17,6 km, do centro de Caraguatatuba até a divisa com Ubatuba, de responsabilidade da empresa Primer. O investimento gira em torno de R$ 106 milhões e o prazo de execução das obras é de 18 meses.