Escritor alemão Detlef Günter Thiel estará dia 2 de dezembro em Ubatuba para lançar o livro ‘Hans Staden Sua alma – Minha Alma”

O escritor alemão Detlef Günter Thiel, estará em Ubatuba no próximo dia 2 de dezembro para lançar a sua obra ‘Hans Staden Sua alma – Minha Alma”.  O lançamento do livro acontecerá no Centro Cultural Araponga, na Rua Hans Staden, 164, das 13:00 as 18:00.

Segundo o caiçara e ex-vereador Charles Medeiros, a ideia é além de lançar o livro, o escritor conversar com a comunidade sobre Hans Staden. Alunos das escolas estão sendo convidados para participarem do evento que ainda terá distribuição de um tradicional café caiçara.

Medeiros disse ainda que pretende levar Detlef Gunter Thiel para conhecer as aldeias guaranis e os quilombos de Ubatuba. “Acredito que será importante para ele conhecer nossas aldeias e nossos quilombos. Pretendemos fortalecer nossos laços com o escritor”, comentou Medeiros.

Escritor

Detlef Günter Thiel nasceu na Alemanha e trabalhou como arquiteto 14 anos no Brasil, onde aprendeu a língua portuguesa e a cultura do país, assim como, a vida do protagonista do romance,  Hans Staden, do condado alemão de Hessen. Seguindo as aventuras de Hans Staden, o autor viajou pelas cidades históricas e sítios do Brasil, bem como no estado alemão de Hessen, colecionando informações e fotos alusivas a aspetos relevantes da sua vida.

 

A obra foi lançada em 2018 e baseia-se em fatos históricos reais e fatos novos, o autor Detlef Günter Thiel realizou uma pesquisa completa sobre Hans Staden, um soldado alemão, em todo lugar onde esteve: no Norte de Hessen/Alemanha, em Portugal e no Brasil.

 

O escritor acredita que deste romance histórico e seu tempo, poderão entender os hábitos das pessoas e também as suas alegrias e o seus sofrimentos naquela época, no renascimento. “Trata-se do conto da “Hora Zero” do Brasil, quando o aventureiro Hans Staden viveu e testemunhou em seu livro de 1557 “Verdadeira História…..Duas Viagens ao Brasil….” como se formou a nação brasileira –

 

O livro é considerado uma obra prima para o público de romances históricos, porque tem um herói de forte personalidade, suficientemente exótico e aventureiro, para atrair as atenções do leitor com a meticulosa investigação do autor, que coloca árduo conhecimento e ímpeto no escreve. E uma linguagem solta que leva a entrar na atmosfera do séc. XVI, no seu contexto sociológico e político.

 

O livro, segundo o escritor, mostra como se formou a nação brasileira, quando esteve em São Lourenço do Sul, em 2019, doando um dos livros para a biblioteca municipal da cidade. Thiel realizou levantamentos históricos no Brasil, Portugal e Alemanha, com grande base em uma obra de Hans Staden.

 

Brasil

 

O escritor alemão veio ao Brasil em 1976 para trabalhar em São Paulo e diz que se apaixonou. Desta paixão nasceu o interesse pela história, o que gerou viagens e muitas pesquisas até que o livro começasse a ser escrito. Ele contou que foi justamente em São Lourenço do Sul, quando esteve pela primeira vez em 2007 que começou a escrever o livro.

 

Nascido na cidade de Berlin-Ocidental (Alemanha) em 02 de julho de 1950, filho de Gerhard Herbert Thiel e Helga Edith Gerda Thiel. O engenheiro Detlef Gunter Thiel, alemão, arquiteto e engenheiro, reside na cidade de Fürth, Alemanha.

 

Formado em Arquitetura e Engenharia pela Universidade Técnica de Berlin, diploma reconhecido pela Universidade de São Paulo/USP. Desde o ano de 2007, o Engº Detlef Günter Thiel tem se caracterizado como um verdadeiro “embaixador sem pasta” de São Lourenço do Sul, um destino de praias de água doce do Rio Grande do Sul, situado às margens das águas calmas da Lagoa dos Patos.

 

Em 2019, escritor esteve em São Lourenço do Sul(RS) para doar livros para a biblioteca municipal da cidade.

Desde então fez muitos amigos no Município que visita com frequência e recebeu da Câmara de Vereadores em 2017 o título de Cidadão Sul-Lourenciano. Em 2019, ele retornou a cidade para doar alguns de seus livros para a biblioteca municipal. A Biblioteca de São Lourenço do Sul é a segunda do Brasil a contar com esta obra em seu acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *