Espécies de Robalos com perfurações de arpões, foram localizados expostos em um comércio no município de Ilhabela/SP, por uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb.
Na última quarta (01), durante fiscalização da Policia Ambiental de SP, a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, contra o transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio ilegal de pescado, no município de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, foram constatados três robalos capturados através de pesca subaquática.
cuja comercialização é proibida.
Durante as fiscalizações, uma equipe flagrou os três exemplares de Robalo Flexa, ”Centropomus undecimalis”, exposto a venda em um comércio de pescado pelo bairro Saco da Capela, os quais apresentavam perfurações características de arbaletes, utilizado na pesca subaquática, contrariando a legislação pesqueira vigente, que proíbe o comércio de pescado oriundo desta modalidade de pesca amadora, bem como proíbe o pescador profissional ( autorizado a vender o pescado aos comércios) de utilizar tal modalidade, consequentemente, sendo impossível o comércio de peixes capturados com uso de arpões ou arbaletes.
Segundo a Polícia Ambiental, durante a fiscalização documental, o responsável do estabelecimento não apresentou qualquer documento que comprovasse a origem do pescado. O flagrante resultou na elaboração de um auto de infração ambiental em desfavor do responsável, o qual terá de comparecer a uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.
Todo o pescado, que totalizaram 17 quilos, foi destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município, que fará o devido direcionamento, fazendo assim o papel social da instituição PMESP, beneficiando pessoas carentes e em situação de risco.