O GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) registrou quatro mortes por afogamento nas praias do litoral paulista no feriado de Finados.
Segundo balanço divulgado ontem pelo GBMar, foram realizadas durante o feriado nas praias paulistas 39.604 prevenções, 68nsalvamentos e quatro óbitos. Quatro crianças oram encontradas por guarda vidas após se perderem dos pais nas praias.
Ainda, segundo o GBMar, as quatro mortes teriam ocorrido em locais que possuem serviços de guarda-vidas dos bombeiros, classificados como “setor não protegido”.
O GBMar não detalhou as cidades onde ocorreram as mortes por afogamento nas praias durante o feriado, mas três delas teriam ocorrido em Bertioga, Ilhabela e no Guarujá. A quarta vítima não foi identificada e nem onde(cidade e praia) teria ocorrido o afogamento.
No Guarujá, o afogamento ocorreu no sábado(dia 4), quando Igor Lucas Miranda Queiroz, de 27 anos, da cidade de Santo André, nadava na praia da Enseada quando foi levado pela correnteza e se afogou. Ele chegou a ser socorrido, sofreu parada cardiorrespiratória e foi removido ao Hospital Santo Amaro, mas não resistiu e morreu.
Outra vítima teria sido um morador de Caraguatatuba, conhecido como Roberto, que saiu para pescar com dois amigos em Ilhabela e o barco virou durante o vendaval ocorrido na tarde de sábado(dia 4). Os três ocupantes do barco ficaram boiando no mar por mais de 12 horas. Quando foram resgatados na manhã de domingo(dia5), um deles já estava morto. Os outros dois foram socorridos e sobreviveram.
A terceira vítima supostamente seria do piloto Aluísio Paes de Barros Filho, de 52 anos, de Bertioga, que caiu com sua asa delta motorizada na última quinta feira(dia 2). O corpo dele foi localizado no domingo(5) por um avião da Força Aérea Brasileira(FAB) e resgatado por uma embarcação do GBMar a sete quilômetros da costa de Bertioga.