Litoral Norte tem 16 locais impróprios para banho no feriado de Finados

Cetesb monitora 99 pontos semanalmente. Neste fim de semana 16 praias possuem trechos impróprios para banho. Em Caraguatatuba as principais praias, entre elas, a Martim de Sá(Foto), estão impróprias para banho no feriadão

 

Segundo o boletim de balneabilidade divulgado nesta quinta-feira, dia 2,  pela Cetesb ((Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)), o Litoral Norte está com 16 praias impróprias para uso no feriado de Finados. O número de praias poluídas no feriado é superior ao número de praias impróprias registrado na semana passada, quando 13 locais estiveram impróprios para banho.

Segundo a Cetesb, continuam impróprias para banho seis praias de Caraguatatuba: Tabatinga(próximo ao rio), Martim de Sá, Prainha, Centro, Indaiá e Palmeiras.

Ubatuba tem cinco praias poluídas:  Itaguá(em dois pontos), o trecho em frente ao rio na praia de Itamambuca, a praia do Perequê Mirim, Iperoig e a do Lázaro.

Em Ilhabela, estão inadequados para banho as praias do Pinto,  Siriúba e Itaquanduba. Em São Sebastião, segundo a Cetesb, estão inadequadas para banho as praias:  Prainha e São Francisco.

As praias classificadas como impróprias para uso recebem uma bandeira de cor Vermelha e o banho de mar deve ser evitado devido ao risco de doenças transmitidas pelo esgoto. As praias em boas condições para uso são sinalizadas com bandeira de cor Verde.

Balneabilidade

A Cetesb monitora semanalmente 35 pontos em Ubatuba; 31 pontos, em São Sebastião, 19, em Ilhabela; e, 14 em Caraguatatuba. Em algumas praias, como Maresias, Juqueí e Boracéia, em São Sebastião; Itaguá, Itamambuca e Lagoinha, em Ubatuba;  e, Tabatinga, em Caraguatatuba, a Cetesb realiza coleta em dois pontos.

A Cetesb monitora ainda as águas das praias da Ilhas Anchieta; de lagoas, como a Lagoa Azul, em Caraguatatuba; e, foz de rios, como o da Itamambuca, em Ubatuba.

Saneamento

Atualmente, Ilhabela tem 62% de suas moradias com coleta e tratamento de esgoto.  Ubatuba tem 56%.  São Sebastião tem 74% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto e, em Caraguatatuba, este índice chega a  92%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *