Prefeitura de Ubatuba orienta turistas sobre cuidados durante visitas às cachoeiras

 

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo, decidiu orientar os turistas e  veranistas que visitam as cachoeiras do município. O objetivo é evitar acidentes e preservar o meio ambiente

Tem crescido e muito os acidentes com turistas nas cachoeiras de Ubatuba. No último fim de semana, um homem de 31 anos foi resgatado pelo corpo de Bombeiros após sofrer uma queda na cachoeira do Prumirim(Foto), uma das mais procuradas da cidade.

O acidente ocorreu na manhã do últino sábado, dia 28, quando o turista sofreu uma queda no segundo patamar da cachoeira do Prumirim.

O acidente ocasionou uma aparente fratura no fêmur direito. Impossibilitado de se locomover e na iminência de ser arrastado pela correnteza, o Corpo de Bombeiros de Ubatuba  foi acionado para o atendimento.

A vítima encontrava-se em um local de difícil acesso e extremamente escorregadio, fatores que dificultaram a sua remoção pelas equipes de salvamento. O turista foi resgatado pela força-tarefa do Corpo de Bombeiros, CCR e SAMU e posteriormente transportado, com sinais vitais estáveis, ao Hospital da cidade.

 

 

 

No mesmo local, em janeiro deste ano, um turista de 20 anos, de Sorocaba (SP), morreu afogado na Cachoeira do Prumirim. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o jovem já estava sem vida quando foi localizado submerso nas águas da cacheira.

Cachoeiras

Ubatuba tem inúmeras cachoeiras. A Cachoeira do Prumirim é uma das mais frequentadas. A cachoeira a 18 kms do centro de Ubatuba, as margens da rodovia Rio-Santos,  na região  norte. de 18 km do centro de Ubatuba.

Outra cachoeira muito visitada é a cachoeira da Escada que fica na altura do km 1 da rodovia Rio-Santos, a cerca de  a cerca de 47 km do centro de Ubatuba, próximo da divisa entre os estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Existem ainda as cachoeiras do Tombador(Ubatumirim), do Ipiranguinha, da Lagoinha(Véu de Noiva), do Sertã da Quina e muitas outras. Na temporada de  verão, as cachoeiras de Ubatuba recebem milhares de turistas.

Segundo a prefeitura da cidade, as cachoeiras são um dos principais atrativos naturais do Litoral Norte e, em Ubatuba, não é diferente. O atrativo é uma opção alternativa às praias, oferecendo aos turistas uma experiência diferenciada a quem busca areia, água salgada e ondas.

Em toda a extensão do município, existem lindas cachoeiras, cada uma com sua beleza peculiar, que atraem turistas e amantes da natureza o ano inteiro. Ubatuba conta, inclusive, com a maior cachoeira do Estado e a 7ª maior do Brasil, com cerca de 180 metros de altura, que é a Cachoeira da Água Branca, localizada na região sul da cidade.

As cachoeiras de Ubatuba têm características diversas, cada uma com suas particularidades e níveis de dificuldade de acesso. Por isso, é fundamental garantir a segurança durante a visitação, a fim de preservar o meio ambiente e evitar acidentes.

“Visitar as cachoeiras de Ubatuba é uma experiência incrível para quem aprecia a natureza. No entanto, a segurança e a preservação ambiental devem ser prioridades para garantir que essas maravilhas naturais possam ser apreciadas por gerações futuras. Planejar uma visita responsável é sempre necessário”, reforçou o secretário adjunto de Turismo, Thiago Ramos.

Para facilitar o acesso às informações, a Secretaria de Turismo de Ubatuba elencou algumas recomendações aos visitantes:

1.     Busque saber se o local que você deseja visitar é área de Parque Estadual, área particular ou área pública, sendo assim, cada local possui regras para visitação;

2.      Quer conhecer melhor a história do local, os melhores horários para visitação e ter segurança durante a atividade? Contrate uma agência de turismo, a agência sempre colocará um Guia de Turismo experiente para fazer da sua experiência algo inesquecível;

3.     Esteja preparado: Leve água, protetor solar, repelente, calçados adequados para trilhas e seus remédios de uso contínuo;

4.     Respeite a natureza: Não deixe lixo nas trilhas nem nas cachoeiras e não faça fogueiras. Mantenha a mata e os rios limpos;

5.            Cuidado ao nadar: Antes de entrar na água, avalie as condições de correnteza e profundidade. Esteja ciente de possíveis perigos, como rochas submersas;

6.            Evite visitações em épocas de chuva intensa: Em períodos de chuva, as trilhas podem ficar escorregadias e os rios podem subir rapidamente, tornando a visitação perigosa.

7.            Informe-se sobre as condições das trilhas antes de iniciar sua aventura;

8.            Cuidado com as Selfie, escolha lugares seguros para tirar sua foto de recordação;

9.           Respeite as Comunidades Tradicionais e os moradores locais;

10.          Deixe sua caixinha de som em casa e aproveite o som da natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *