Foto de capa: Marçal Costa, surfando na Califórnia, em 2022, Jersson Barboza. Marçal estava entre os 13 paratletas convocado para a seleção brasileira que estará no mundial e deverá ser substituído por Cleison Soares, paratleta da Paraíba.
O paratleta de Caraguatatuba, Marçal Leme da Costa, 46 anos, anunciou através de suas redes sociais que está fora das disputas do mundial de Parasurfe 2023 que será disputado de 5 a 11 deste mês na Califórnia(EUA). Marçal sofreu uma queda, sua prótese travou, ele se desequilibrou e caiu, quebrando um dos braços. Ele engessou o braço e durante 45 terá que ficar imobilizado, o que lhe impediu de disputar o mundial 2023.
Bicampeão brasileiro na sua categoria e terceiro melhor do mundo em 2022, Marçal Costa, de Caraguatatuba, há 12 anos, sofreu um acidente automobilístico onde perdeu a perna e os movimentos do braço esquerdo. Depois de ficar muito mal psicologicamente, entrou para a equipe de natação de Caraguatatuba e em seguida passou a praticar o surfe. É parasurfista há dez anos.
“Queria me superar no esporte e fui para o surfe, treinando duro por nove anos para participar de competições de tão alto nível”. Para ele, é muito importante treinar, ter foco, o sonho de todo atleta de alto rendimento. “Minha vida está melhor que antes do acidente. As limitações não impedem nossos sonhos”., conta Marçal
No mundial do ano passado, disputado em Pismo Beach, na Califórnia (EUA), ele conquistou a medalha de bronze durante o ISA World Para Surfing Championship, o que confirmou sua posição mundial entre 18 paratletas.
Marçal disputou a categoria Men Prone 1 que teve a seguinte classificação: Medalha de Ouro – Casey Proud (HAW); Medalha de Prata- Antonion Mueller (GER); Medalha de Bronze- Marçal da Costa (BRA); e, Medalha de Cobre- Christiaan ‘Otter’ Bailey (EUA).
Em agosto deste ano, a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) definiu a equipe brasileira de parasurfe que disputará o mundial da categoria em Hungtinton Beach, na Califórnia(EUA). Entre os 13 convocados estava o parasurfista Marçal Costa, de 46 anos de Caraguatatuba, litoral norte paulista.
Nove parasurfistas representarão o Brasil na categoria masculina. Dentre eles, quatro são atuais campeões mundiais: Davi “Davizinho Radical” Teixeira (PS Prone 2); Figue Diel (PS VI1), Rafael Lueders (PS-S2) e Fellipe “Kizu” Lima (PS-Sit). De Pernambuco, Roberto Pino (PS-S1), é atual vice-campeão mundial e o paulista Marçal Costa – (PS Prone 1) é terceiro lugar. Completam o time Henrique Saraiva (PS Joelho); Djackson Santos (OS-S3) e Miguel Flávio (PS VI2).
Confira o comunicado do bicampeão brasileiro de surfe adaptado:
Mundial 2023
A International Surfing Association – ISA anunciou que a oitava edição do ISA World Para Surfing Championship, o campeonato mundial de Parasurfe 2023, será realizada em Huntington Beach, Califórnia.
A edição passada já havia acontecido no estado norte-americano, em Pismo Beach, com mais de 180 atletas representando 28 seleções nacionais em 9 classes diferentes de parasurfistas.
O campeonato mundial de Parasurfe 2023 deverá quebrar recordes, com o avanço da entidade na busca de colocar ver a modalidade nos Jogos Paraolímpicos de 2028, em Los Angeles.