Bancada Feminista Psol visita comunidades caiçaras no Litoral Norte Paulista

Representantes da Bancada Feminista Psol, composto Silvia Ferraro, Dafne Sena e Natália Chaves, mulheres eleitas por um mandato coletivo na Câmara Municipal de São Paulo com mais de 250 mil votos e das representantes na assembleia legislativa, Paula Nunes e Carol Iara , estiveram visitando comunidades caiçaras no litoral norte no último fim de semana.

A visita foi agendada pelo Movimento Social Coletivo Caiçara que atua junto as comunidades caiçaras de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.  No sábado, dia 28, elas estiveram na sede da Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU), onde conversaram sobre o tombamento de estruturas da antiga Fazenda dos Ingleses, a preservação do Rio Juqueriquerê e do seu mangue. Assessoradas pelo caiçara Pedro Paes, da Acaraju, as representantes da bancada feminista psol conheceram o mole do enrocamento do rio Juqueriquerê, também, na região sul.

No domingo, dia 29, elas foram até a Baia de Castelhanos, em Ilhabela, onde se reuniram com representantes da Associação Amor Castelhanos e da Associação de Moradores da Praia da Fome onde ouviram reivindicações que devem ser encaminhadas as deputadas que atuam na Assembleia Legislativa.

Entenda

A Bancada Feminista do PSOL é um movimento pela ocupação das mulheres na política, principalmente as mulheres negras.

A bancada define seu feminismo como o feminismo popular e antirracista, ecossocialista. Um feminismo para a maioria da população trabalhadora. O grupo tem atuação centrada na defesa de direitos das mulheres, LGBTQIA+ e população negra.

Em 2020, votando na Bancada Feminista do PSOL, a população da cidade de São Paulo elegeu, para a Câmara de Vereadores, 5 mulheres de uma só vez: Silvia Ferraro, Natalia Chaves, Dafne Sena, Carolina Iara e Paula Nunes.

A Bancada Feminista assumiu a liderança do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo e se tornou o primeiro mandato coletivo a ocupar a função de representar um partido na história da Casa.

O mandato é atualmente composto por Silvia Ferraro, Dafne Sena e Natália Chaves, já que Paula Nunes e Carolina Iara foram eleitas para a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Como mandatos coletivos não têm previsão legal no Brasil até o momento, quem assume oficialmente a posição é Silvia Ferraro, que foi a titular da candidatura em 2020 e, por isso, responde pelo mandato em questões como assinatura de documentos e recebimento de salário. As demais componentes do grupo participam das demais atividades do mandato, como discussão e elaboração de projetos.

Em 2022, as covereadoras Paula Nunes e Carol Iara se somaram a Simone Nascimento, Mari Souza e Sirlene Maciel e concorreram, em uma chapa de 5 mulheres negras, a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. Fomos eleitas com 259.771, as deputadas estaduais mais bem votadas de SP e do país.

Atualmente, a bancada ocupa duas mandatas, uma na Câmara de São Paulo e uma na Alesp, além de participarem de diversos movimentos aos quais organizam fazem parte. Para saber mais sobre a bancada feminista Psol clique @bancadafeministapsol ou acione o  11 97996-9279 no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *