Ubatuba inicia programa de coleta seletiva de lixo

O projeto é financiado pela TPA e será realizado pela cooperativa Coco&cia. Foto de Capa: Reprodução Tamoio de Ubatuba

Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 30, em Ubatuba, o serviço de coleta seletiva do lixo urbano. Logo pela manhã desta segunda-feira, o Prefeito de Ubatuba Marcio Maciel (MDB), entregou à Gilda Godoy, presidente da Coco&Cia – empresa responsável pela coleta seletiva em Ubatuba– as chaves do novo caminhão que será utilizado para o início dos trabalhos na cidade.

O contrato que prevê a coleta seletiva foi firmado no dia 6 de outubro e será realizado pela Cooperativa de Catadores Coco&Cia, por meio dos valores arrecadados pela TPA – Taxa de Preservação Ambiental. Além disso, uma área municipal foi cedida para a atividade. Com a iniciativa, 400 toneladas de lixo deixarão de ser descartados no aterro sanitário e serão reciclados.

Prefeito Marcio Maciel (MDB) entrega à Gilda Godoy, presidente da Coco&Cia, o novo caminhão da coleta seletiva

“É muito satisfatório poder contribuir com uma cidade sustentável. A coleta seletiva na cidade significa qualidade de vida para nós e para o mundo inteiro. O trabalho que fazemos é diferenciado e não contamina o solo. Isso vai beneficiar a cidade, além de gerar renda e emprego”, destaca Gilda Godoy.

O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, também esteve presente durante o ato simbólico e destacou a importância da coleta seletiva na cidade. “O principal ganho com a coleta seletiva é o estímulo à Educação Ambiental, pois vai incentivar as pessoas a trabalharem temas como conscientização e meio ambiente, tanto em casa como no trabalho, além dos benefícios ambientais diretos e indiretos como reutilização de matéria prima, geração de renda e inclusão social.” conclui.

Como Funciona

O caminhão da coleta seletiva passará na porta das residências de acordo com a programação no período determinado, recolhendo o material limpo e seco. A cooperativa solicita que, se possível, os resíduos sejam colocados em sacos resistentes na cor azul.

Cronograma inicial

Nesse primeiro momento, a coleta será feita na região central, nos seguintes bairros:

Segunda-feira (manhã) – Perequê-Açu

Segunda-feira (tarde): Barra Seca/Taquaral/Sumidouro

Terça-feira (manhã): Praia Grande/Sumaré/Jardim Samambaia/Jardim Carolina/Marafunda/ Terça-feira (tarde): Morro das Moças/Parque dos Ministérios/Ipiranguinha

Quarta-feira (manhã): Vermelha do Centro/ Tenório/Acaraú/Itaguá/

Quarta-feira (tarde): Barra da Lagoa/Parque Guarani/Parque Vivamar

Quinta-feira (manhã): Pedreira Baixa/Estufa I/

Quinta-feira (tarde): Estufa II

Sexta-feira (manhã): Ilha dos Pescadores/Centro/

Sexta-feira tarde: Ressaca

As regiões que não entraram nessa lista também serão atendidas, mas com o caminhão menor nos dias que já vinham sendo feitas as coletas.

Dicas

– os coletores não conseguirão mais atender a todos de forma exclusiva, portanto, deixe seu resíduo limpo e seco, ensacado em saco resistente, preferencialmente azul, na porta da sua casa, nos dias e horários determinados para a coleta
– Vidros devem ser acondicionados em caixas ou saco resistente. Caso esteja quebrado, colocado dentro da garrafa pet!
Contatos
A cooperativa comunica que neste momento de transição, precisa da ajuda e compreensão de todos. Qualquer dúvida, sugestão ou intercorrência, devem ser feitas nos canais oficiais:
Para ligações: (12) 3199 6885
Whatsapp: somente mensagem de texto:
(11) 973622368

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *