Chef Eudes de Assis será homenageado por ação comunitária durante catástrofe em São Sebastião

Chef Eudes usou seu restaurante para produzir e fornecer marmitas, com ajuda de voluntários, às famílias desalojadas pelas chuvas que atingiram em fevereiro a costa sul sebastianense 

O Chef Eudes de Assis, dono restaurante Taioba e vice-presidente do Projeto Buscapé, ambos em São Sebastião, no litoral norte paulista, será homenageado com a medalha do Mérito Comunitário, pelo 3º Batalhão da Policia Militar Ambiental do estado de São Paulo.

A homenagem será realizada no dia 8 de novembro. A comenda foi indicada pelo comandante interino do Batalhão, Major Marco Aurélio Ribeiro da Silva e aprovada pela Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da instituição.

O Chef Eudes de Assis será homenageado pela sua ação voluntária durante a catástrofe provocada pelas fortes chuvas ocorridas em fevereiro em São Sebastião, que resultou na morte de 64 pessoas e deixou cerca de 4 mil moradores desalojados.

O Chef Eudes de Assis, a frente de uma equipe de 200 pessoas voluntárias, usou seu restaurante para produzir até 10 mil marmitas por dia para ajudar a população atingida pela catástrofe.

Ele também organizou uma “vaquinha” solidária, arrecadando mais de um milhão de reais e mantimentos, destinando tais recursos para amenizar o sofrimento das pessoas atingidas por deslizamentos e enchentes na costa sul sebastianense.

O Chef Eudes é também vice-presidente do Projeto Buscapé, que conta com a participação da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Ministério Público, oferecendo aulas de diversas modalidades esportivas e gastronomia a mais de 170 crianças em situação de vulnerabilidade social de São Sebastião.

Anualmente, o Chef Eudes de Assis, promove um evento gastronômico na costa sul, o Arraial Gastronômico,  reunindo os principais chefes do país. A renda do evento é destinada a manutenção do Projeto Buscapé.

Este ano, a 11ª edição do evento foi em julho, no campo de futebol de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, com a participação de mais de 80 chefs.

O Projeto Buscapé existe desde 2009, contribuindo para a formação de mais de 170 crianças e jovens das escolas de bairros da Costa Sul de São Sebastião. A iniciativa conta com o apoio da Polícia Militar.

Desde 2016, o projeto tem sua sede própria, que fica em Boiçucanga. A instituição é uma associação sem fins lucrativos que promove aulas culinárias, esportivas e culturais para as crianças. O objetivo é desenvolver um programa de capacitação profissional e atividades desportivas para os jovens da região.

O programa oferece aulas de Gastronomia, Turismo, Artesanato, Música, Atletismo, Judô, Jiu-Jitsu e Natação. O chef Eudes de Assis coordena a área de gastronomia.

Chef explora culinária tradicional caiçara 

 

Chef usa peixes frescos e dicas apreendidas com sua mãe dona Madalena para oferecer o melhor da tradicional culinária caiçara

 

Eudes de Assis é considerado um dos mais renomados chefs de cozinha de origem caiçara. Nascido na praia de Toque Toque Grande, na costa sul sebastianense, Eudes começou a cozinhar aos 13 anos de idade no restaurante do Neno, em Boiçucanga.

Aos 18 anos, estava no restaurante Manacá, em Camburi, do chef Edinho Engel, um dos mais famosos da costa sul sebastianense. Em seguida, foi estagiar no Fasano e no Gero, ambos na capital paulista.

Em 2002, decidiu ir fazer estágio em restaurantes na França. Esteve em Lion e em Paris, onde fez especialização em peixes e vinhos no Le Cordon Bleu. Eudes foi ainda chef de um barco que navegou por 28 países.

Em 2007, decidiu retornar ao Brasil. Com uma amiga, Julia Dannamm, montou o “Seu Sebastião”, um restaurante de cozinha caiçara em Maresias. O chef Eudes investiu na comida tipicamente caiçara e seus pratos fizeram tanto sucesso que lhe deram muita fama e muitos prêmios. O restaurante acabou fechando em 2013.

Desempregado, Eudes foi trabalhar no Vinea Alphaville, um restaurante em Alphaville. O crescimento dos serviços de buffets na costa sul, principalmente, para casamentos pé na areia fez com que Eudes deixasse mais uma vez a capital e retornasse ao litoral norte.

O serviço de buffet acabou se transformando no restaurante Taioba, uma casa de ambiente rústico e excelente cozinha caiçara, uma cozinha de raiz, que oferece entre seus principais pratos: o bolinho de taioba, a casquinha de siri e o lambe-lambe, arroz com marisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *