Drones lançam biocápsulas para reflorestar áreas degradadas em São Sebastião

Projeto envolvendo a multinacional Ambipar Group e o Instituto Conservação Costeira iniciam projeto de restauração florestal em São Sebastião

A Ambipar Group, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, e o Instituto Conservação Costeira (ICC) iniciam, nesta sexta-feira (27), o lançamento de sementes em áreas florestais degradadas pelas fortes chuvas que ocorreram em fevereiro deste ano, em São Sebastião (SP). A ação faz parte do projeto de restauro ecológico desenvolvido em parceria com Atlântica Consultoria Ambiental.

Restauração florestal ocorre na costa sul de São Sebastião

Nesta etapa, o ICC e a Fundação Florestal, entidade vinculada ao Governo de São Paulo, priorizaram aproximadamente dez hectares considerados como áreas prioritárias e com elevado grau de declividade, incluindo a Vila Sahy. Elas têm como principal objetivo verificar a operacionalização dos trabalhos em diferentes circunstâncias.

Além disso, as áreas apresentam maiores riscos geológicos como deslizamentos, ou que são mais vulneráveis à invasão. Essas áreas são importantes para o plantio porque permitem testar técnicas e tecnologias que podem ser aplicadas em outros espaços, com maior segurança e eficiência.

A tecnologia inovadora de restauro ecológico das áreas afetadas pelas chuvas em São Sebastião foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros e será realizada em cerca de 208 hectares, o equivalente a 200 campos de futebol. Para isso, estão sendo utilizadas biocápsulas desenvolvidas pela Ambipar Group a partir de sobras de colágeno das indústrias farmacêuticas, que deixaram de ser usadas na produção de medicamentos por conta de pequenos defeitos e/ou validade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *