Confira os beachtenistas convocados para defender o Brasil no Mundial de Beach Tennis em Maresias

Caiçara Daniel Mola, de 20 anos, natural de São Sebastião,  foi convocado na equipe que terá também André Baran, número 1 do Brasil. Foto Capa: William Lucas/COB

Saiu a convocação dos beachtenistas que representarão o Brasil no Mundial de Beach que será realizado de 5 a 10 de dezembro na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte paulista.

 

Foram convocados para o Time Brasil BRB seis beachtenistas profissionais em cada categoria, masculina e feminina, sendo três homens e três mulheres. A convocação foi feita pelos capitães Alex Mingozzi, da equipe profissional, e Marcus Ferreira, da equipe juvenil.

 

No feminino profissional foram convocadas as beachtenistas Rafaela Miiller – atleta número 3 do ranking ITF –, Sophia Chow (#6) e Vitória Marchezini (#7). No masculino, os atletas André Baran (#4), Allan Oliveira (#12) e Daniel Mola (#16).

 

Na categoria juvenil, foram convocados, no masculino: Felipe Loch, Augusto Simoneto e Gustavo Garbarski. No feminino, foram convocadas as atletas: Julia Cabral, Isabela Massaioli e Maria Giulia Sorci.

 

Um dos principais nomes da competição será André Baran, de 32 anos, natural de Santa Catarina. André começou no tenis, chegou a jogar duplas com Gustavo Kuerten. Hoje é o número 1 do Brasil no beach tennis. Soma 24 títulos do circuito da Federação Internacional de Tênis (ITF) e está em terceiro lugar do ranking mundial de duplas.

 

Outro beachtenista brasileiro que estará em Maresias será o santista Allan de Oliveira, de 28 anos(Foto abaixo). Nos Jogos Sul-americanos Santa Marta 2023, disputados este ano, Allan e André Baran foram campeões nas duplas. Allan, que conquistou o bicampeonato no BT 200 de Palmas, é o 12º colocado do ranking mundial. No ano passado, Allan foi vice-campeão mundial com o Brasil no Rio de Janeiro. Atualmente, ele e André Baran defendem o Brasil no Pan-americano do Chile que acontece entre os dias 26 a 29 deste mês em em Iquique, no Chile.

 

 

A seleção brasileira convocada para o Mundial de Maresias conta com um beachtenista caiçara, trata-se, de Daniel Mola que é natural de Boiçucanga, na costa sul sebastianense. Daniel, de 20 anos, começou a praticar Beach Tennis em um projeto em São Sebastião e depois seguiu a carreira em Campinas. Daniel é bicampeão Pan-Americano sub-18,  vice mundial sub-18 e ocupa atualmente a 16ª posição do ranking mundial.

 

Em julho deste ano, Daniel conquistou um titulo inédito para o Brasil, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, realizados em Santa Marta, na Colômbia. Daniel Mola foi o primeiro do país a ser campeão na categoria simples de Beach Tennis. Ele chegou ao título com a vitória por 6×3 e 6×0 sobre o venezuelano Diego Guzman na final.

 

Beachtenista Daniel Mola, de São Sebastião, convocado para defender a seleção brasileira no Mundial de Maresias. Foto: William Lucas/COB

 

A Copa do Mundo de Beach Tennis é dividida em duas etapas. Na primeira, são definidos quatro grupos com quatro seleções cada, onde todos se enfrentam no sistema round robin. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam à segunda etapa, que funciona no formato mata-mata. Já os confrontos possuem até três partidas: duplas femininas, duplas masculinas e duplas mistas, em caso de empate.

 

O Time Brasil BRB vai em busca nas areias de Maresias o pentacampeonato, após ter conquistado a Copa do Mundo de Beach Tennis em 2013, 2018, 2019 e 2021. A equipe juvenil tenta o primeiro título da competição.

 

A competição é a mais importante disputa de beach tennis promovida no litoral norte paulista. O torneio promovido em parceria com a Prefeitura de São Sebastião tem a chancela do International Tennis Federation (ITF), o que o torna uma das maiores competições a ser realizada no Brasil, reunirá os beachtenistas mais renomados do Brasil e do exterior e terá cobertura da SportTV.

 

A Copa do Mundo de Beach Tennis, deve reunir, em São Sebastiao, entre 5 e 10 de dezembro, mais de 70 jogadores, entre eles, os 16 melhores do mundo.

 

Programação

 

Nesta segunda-feira, dia 23, os organizadores e a prefeitura devem definir toda a programação do evento. As atividades devem incluir a participação de alunos das escolinhas esportivas.

 

Na avaliação da secretária de Turismo, Adriana Balbo, um evento desse porte aumenta a economia do município com a ocupação de hotéis e movimentação no comércio local. “Serão mais de 700 pessoas hospedadas na cidade neste período”.

 

A secretária de Esportes, Elaine Maciel destaca que o beach tennis tem recebido cada vez mais atenção e adeptos, “por isso, receber um evento desta natureza ajuda na divulgação do esporte e tem a oportunidade de colocar jogadores e alunos em contato com grandes nomes da modalidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *