Vídeo: Sagui e tucano são resgatados em Caraguatatuba

Um tucano e um sagui foram resgatados em Caraguatatuba. A ave foi resgatada nesta segunda-feira (9) pela Zoonoses. O sagui, na sexta, dia 6, pela Policia Ambiental. O Tucano foi encontrado debilitado na ciclovia da Praia do Aruan, na orla central de Caraguatatuba, nesta segunda-feira (9).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu a denúncia e ao chegar ao local, avistou o animal debilitado. Após avaliação prévia foi verificado que não apresentava risco de saúde pública à população, ficando a ave sob a responsabilidade do Instituto Argonauta.

A equipe do Instituto Argonauta da base de Caraguatatuba levou o tucano para atendimento na base de apoio em São Sebastião. O animal apresentava sinais de traumas e lesões, que serão avaliados em exames mais detalhados. Segundo o Argonauta, tão logo ele for estabilizado, será encaminhado para a destinação mais adequada.

Eventualmente o Instituto Argonauta fornece suporte para o atendimento de animais da fauna silvestre terrestre, que posteriormente são encaminhados para outras instituições responsáveis por esses grupos.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 – WhatsApp.

Sagui

 

No final da tarde de sexta-feira(6), uma equipe da Polícia Ambiental de Caraguatatuba foi solicitada por uma equipe da Polícia Civil que durante cumprimento de mandado de prisão, localizaram um animal silvestre em cativeiro. No local, os militares identificaram um Sagui-de-tufo-branco (Callithrix-jacchus) bastante agitado e acondicionado em um viveiro.

Utilizando técnicas de captura e manejo de animais silvestres, o animal foi contido e destinado ao CETAS de Lorena onde passara por cuidados médicos. O proprietário do animal informou não possuir autorização para criação e que o sagui apareceu na sua casa debilitado e após realizar os cuidados, o manteve em cativeiro. A Polícia Ambiental elaborou o Auto de Infração no valor de R$500,00 por manter espécie nativa em cativeiro sem autorização.

 

Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *