Estátua gigante de Nossa Senhora feita pelo escultor ilhabelense Gilmar Pinna é inaugurada em Aparecida

Foi inaugurada, parcialmente,  ontem, sábado, dia 8, em Aparecida, a estátua gigante de Nossa Senhora Aparecida,  obra de autoria do artista ilhabelense Gilmar Pinna, considerado um dos maiores escultores do país. A obra com mais de 50 metros de altura foi instalada no bairro do Itaguaçu.

A obra foi iniciada em 2017 e pretendia homenagear os 300 anos da padroeira do Brasil, mas ficou embargada judicialmente até o ano passado porque uma entidade a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), questionou o investimento de dinheiro público em monumento de cunho religioso.

A escultura feita pelo artista plástico Gilmar Pinna e doada à cidade em homenagem aos 300 anos da padroeira do Brasil, ficou praticamente abandonada num terreno em Aparecida. A escultura em aço inox chega a 50 metros de altura, com o pedestal, superando o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O monumento pesa cerca de 400 toneladas.

 

Gilmar Pinna, no local onde está sendo instalada a estátua gigante da Padroeira do Brasil

 

A decisão do TJ foi comemorada por Gilmar Pinna: “ Fiquei feliz com o entendimento de que se trata de uma obra de arte”. Após a liberação da obra, Pinna, lamentou que, durante a pandemia, as partes da escultura sofreram vandalismo.

Segundo ele, arrombaram um contêiner e furtaram o rosário de Nossa Senhora, inclusive o crucifixo, uma peça de três toneladas de aço inoxidável. A escultura foi recuperada e está sendo remontada.

Pinna doou a obra para a cidade. O escultor disse que economizou recursos e acumulou material durante 30 anos para fazer e doar a escultura de Nossa Senhora para Aparecida. Ele destaca que, se fosse fazer hoje em dia, a obra custaria cerca de R$ 8 milhões.

O escultor lembra que uma escultura de São Sebastião com cerca de 40 metros feita para ser instalada no município do mesmo nome, no litoral norte de São Paulo, também foi barrada por ação judicial.

Ele contou que precisou alugar um terreno na cidade de Guarulhos, onde fica seu ateliê, para colocar as peças. Segundo ele, são 30 carretas de peças que estão paradas e armazenadas aguardando a liberação da obra em São Sebastião.

 

Obras menores destacarão a vida pública de Jesus

A primeira fase do projeto, que conta ainda com 20 esculturas menores, com cerca de dois metros de altura, mostrando a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua crucificação, teve uma celebração ontem, sábado, dia 7, quando às 19 horas foram acesas as luzes da Nossa Senhora de 50 metros. Mais cedo, às 17h, foi realizada uma missa em homenagem ao monumento.

 

A montagem do projeto vem sendo acompanhada pelo CREA-SP, através da sua unidade de Guaratinguetá. O CREA  fiscaliza a participação de profissionais e empresas envolvidas. O objetivo é garantir a participação de profissionais legalmente habilitados garantindo salvaguarda a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *