Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista, sedia de hoje, dia 6 até domingo, dia 8, a 43ª Exposição de Orquídeas, em parceria com a Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN).
A exposição será na Secretaria de Turismo, que fica na avenida Avenida Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia), 25 – Centro, com entrada gratuita e contará com diferentes expositores de outras cidades e estados, sendo uma excelente oportunidade para conhecer e trocar informações sobre as orquídeas e seu cultivo.
A Exposição de Orquídeas também contará com premiação dos melhores exemplares expostos nas categorias: espécie nacional, espécie estrangeira, melhor híbrido, micro orquídea, entre outras. Também está prevista a realização de palestra gratuita sobre o tema.
A programação inicia na sexta-feira (6) com abertura e exposição das 14h às 20h. No sábado (7), o público poderá visitar das 9h às 20h. Já no domingo (8), a mostra acontece das 9h às 17h.
Os visitantes podem conhecer e admirar, por exemplo, as espécies Cattleya, Dendrobium, Mitonia, Micro-orquideas, e orquídeas exóticas e Botânia.
Os visitantes poderão participar de sorteios de plantas todos os dias de evento. Aqueles que quiserem, terão a oportunidade de adquirir orquídeas a partir de R$ 15. Suculentas e rosas do deserto também estarão à venda.
Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN)
A Associação Orquidófila do Litoral Norte existe há 46 anos e foi fundada na cidade de Caraguatatuba e no dia 8 de outubro de 1977. Foi declarada de utilidade em 1982 pelo então prefeito José Bourabeby.
Na época, eram cerca de 20 associados , entre eles, o médico Keiti Nakamura, um dos pioneiros, que aprendeu a arte de cultivar orquídeas com seu pai Keigiro Nakamura. Outra pioneira foi dona Vera Gonzales, infelizmente, já falecida. faleceu este ano. Dona Vera participou de todas as exposições feitas pela associação.
A orquídea é considerada a planta mais perfeita das flores do reino vegetal. Sabe-se que existem mais de 35 mil espécies nativas. No Litoral Norte – na Mata Atlântica, foi catalogado o maior número de variedades do mundo. A planta símbolo do Litoral Norte é a Cattleya Intermédia, orquídea mais comum da região, tanto que é considerada a planta símbolo da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte (AOLN).
Segundo dados do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a família das orquídeas possui mais de vinte mil espécies distribuídas em quase todas as partes do planeta. Porém a maioria das espécies é encontrada nas áreas tropicais. O Brasil é um dos países mais ricos em orquídeas, comparável somente à Colômbia e ao Equador. Estudos recentes registram cerca de duas mil e trezentas espécies para o território brasileiro.
Orquidário
A cidade de Caraguatatuba possuí um Orquidário Municipal, Dr. Keiiti Nakamura fica no bairro da Ponte Seca. O orquidário é composto por uma área 102 m², possui banheiro e almoxarifado. O orquidário fica no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais – CIASC, espaço que conta com atendimento da Defesa Civil, oficinas de esporte e cidadania, além de serviço socioassistencial.