Baleia é encontrada morta em rio da cidade de Itanhaém, no litoral paulista

Uma baleia, de cerca de 4 metros de comprimento e em estado de decomposição, foi localizada em um rio da cidade de Itanhaém, no litoral paulista. A presença da baleia em um rio surpreendeu os moradores e autoridades.

A baleia foi encontrada pelo morador da cidade, José Expedito dos Santos Oliveira, no rio Itanhaém, próximo a boca da barra, na última quinta-feira, dia 28. A foto do animal boiando no leito do rio é de autoria de José Expedito.

O Rio Itanhaém, que recebe as águas do Rio Preto, pelo lado direito, e as águas do Rio Branco, pelo lado esquerdo, tem uma extensão de aproximadamente 7 km até sua foz na Cidade. O rio tem vários afluentes: pelo lado esquerdo, os rios  Guapurá, Negro Morto, Poço e Campininha; pelo lado direito, os rios Cabuçú e Volta Deixada.

Rio Itanhaém. Foto: Prefeitura de Itanhaém

O Instituto Biopesca foi acionado para identificar e retirar a baleia de dentro do rio com a ajuda da prefeitura da cidade. Segundo os agentes do Biopesca a retirada do animal em decomposição seria complicada devido as condições do local e da maré.

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

A prefeitura de Itanhaém divulgou uma nota explicando que a baleia foi levada em direção ao rio pela maré. O animal estava em um trecho do rio que fica nas proximidades do bairro Oásis.

A prefeitura informou ainda que A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente iria enviar uma embarcação para avaliar a situação e viabilizar a retirada do animal do leito do rio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *