Ilhabela é uma das cinco cidades a integrar, pela primeira vez, uma comitiva brasileira que participou da ‘15ª Annual Meeting’, mais importante evento do Fórum Internacional de Fundos Soberanos (International Forum of Sovereign Wealth Funds), que termina nesta quarta-feira (27/09) em Madri, capital da Espanha. Foto: Divulgação/ participantes do Brasil no evento.
O evento reúne representantes de 40 fundos soberanos ao redor do mundo, cujo objetivo é trabalhar conjuntamente para promover a boa governança e melhores práticas de investimento. Além de Ilhabela, representada pelo prefeito Toninho Colucci(PL) e o o secretário adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio, os municípios de Niterói(RJ), Maricá(RJ), Conceição do Mato Dentro e Congonhas do Campo (ambos em Minas Gerais) também participam.
A comitiva do Brasil é composta por 15 representantes que integram o Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), uma parceria entre os fundos subnacionais dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, juntamente com os municípios e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Jain Family Institute (JFI), instituição de pesquisa aplicada sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque (EUA). Com o tema “Investindo na Transição”, a reunião tem como objetivo discutir as oportunidades e os desafios que os fundos soberanos enfrentam na atualidade e planejar o futuro de olho nas mudanças que as transições climáticas, digitais, institucionais e sociais acarretam.
A parceria com o IFSWF surgiu em dezembro de 2022, quando o Fórum Brasileiro recebeu sua diretora de Estratégia e Comunicação, Victoria Barbary, em seu seminário oficial de lançamento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. “A participação na Annual Meeting marca ainda o avanço nas tratativas para a filiação do FFSB ao Fórum Internacional, o que representa um passo importante para que os fundos subnacionais brasileiros façam parte do debate de fronteira sobre FS”, avalia Leandro Ferreira, Diretor de Estratégia do FFSB.
Este ano, o evento é organizado em conjunto com a Compañía Española de Financiación del Desarrollo (COFIDES), gestora dos dois FS da Espanha. A COFIDES tem um interesse particular em fomentar a colaboração com e entre os fundos da América Latina, o que torna este evento especialmente oportuno. O encontro representa uma oportunidade para conhecer boas práticas, descobrir novas oportunidades e parcerias com outros fundos e especialistas ao redor do mundo em um contexto de socialização e aprendizagem.
“Ilhabela novamente é destaque positivo no cenário mundial, agora com o exemplo do nosso fundo soberano. É importante pensar no futuro, pois sabemos que os royalties são uma receita finita e sua utilização deve ser feita com responsabilidade”, declarou o prefeito Toninho Colucci.
Fernando Cresio, que também preside o Conselho Municipal dos Royalties de Ilhabela (Confiro), acredita que a participação do arquipélago no evento deve render ao município parcerias promissoras. “Ilhabela é a única cidade paulista que possui uma reserva para as gerações futuras. A participação nesse evento nos consolida internacionalmente no âmbito dos fundos soberanos e possibilita agendas futuras de possíveis parcerias com entidades como Ministério da Fazenda, BNDS e a ONU do Brasil”.