Homem morre eletrocutado em Caraguatatuba durante reparo clandestino em poste de energia

Em 2022, segundo a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica 26 pessoas morreram no país após acesso clandestino na rede de energia elétrica; Concessionária EDP(Foto) faz campanha para combater ligações clandestinas

O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba foi acionado no início da tarde de ontem, segunda-feira, dia 25, para atender uma ocorrência de um morador atingido por descarga elétrica no bairro do Pegorelly, região sul da cidade.

Segundo informações, o homem de 53 anos teria utilizado uma escada para subir no poste da rede pública e religar a energia de sua residência. Atingido pela descarga elétrica o homem foi lançado ao chão.

Populares acionaram os bombeiros e o SAMU para prestarem atendimento ao morador. O médico do Suporte Avançado do SAMU constatou que o homem não teria resistido a descarga elétrica e morreu no local.

Supostamente, tratava-se de uma ligação clandestina, mas acionada, a Concessionária EDP, responsável pelo fornecimento de energia em Caraguatatuba, não confirmou essa possibilidade.

A EDP divulgou uma nota sobre o acidente. A EDP informou que foi acionada ontem (25), após uma ocorrência de acidente envolvendo um homem que teria acessado a rede de distribuição de energia sem autorização. Os técnicos da Companhia foram prontamente enviados ao local.

A EDP lamenta o ocorrido e ressalta que somente profissionais autorizados pela empresa podem intervir na rede elétrica. A empresa reitera que realizar intervenções irregulares no sistema de distribuição de energia gera risco gravíssimo de acidentes a quem pratica e a terceiros, além de outras ameaças à população tais como incêndios, curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia.

Ligações clandestinas

De janeiro a junho de 2023, a EDP, distribuidora de energia do Litoral Norte, registrou 666 fraudes detectadas em ligações na rede elétrica na região. O número é 3,9% superior ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram cerca de 641 registros. A concessionária continua a atuar fortemente no trabalho contra as fraudes de energia, conhecidas popularmente como “gatos”.

A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica com toda técnica e os equipamentos de segurança necessários. As ligações clandestinas oferecem risco e também trazem prejuízos a toda a população, já que parte dos custos acaba sendo diluída na conta de todos, de acordo com a regulamentação vigente.

Estatísticas

Em 2022, foram registrados no Brasil 270 acidentes fatais com energia elétrica. Desse total, 26 (9,63%) foram por conta de ligações clandestinas. Segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, foram 26 mortes, 11 lesões graves e 12 lesões leves

Apenas na região Sudeste, em 2022, foram registradas dez mortes, nove lesões graves e seis lesões leves nos acidentes envolvendo contato clandestino com energia elétrica contabilizados pela associação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *