Atleta de Ubatuba vence prova de remada mais longa do mundo na Holanda

Considerada a prova de remada mais longa do mundo, destinada a remadores de SUP e Paddleboard, os 220 km foram percorridos em cinco dias pelos canais na Holanda (HOL)

O atleta Patrick Winkler, morador de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, venceu no domingo passado, dia 18, a categoria paddleboard do 11 City Tour da Holanda, que com 220 km é a prova mais longa do mundo. O evento, que terminou no último dia 18,  foi  dividido em 5 etapas e após o término foi somado todos os tempos. Patrick Winkler foi o vencedor do paddleboard, com a marca final de 25 horas, 50 minutos e 28 segundos.

 

A prova tem um significado especial, pois os canais do interior da Holanda se cruzam por 11 cidades. No passado, estes canais ficavam congelados no inverno e havia uma prova de patinação muito importante para o continente europeu e para o mundo. Devido ao aquecimento global, os canais não congelam mais e o 11 City Tour também é uma forma de chamar a atenção para questões ambientais.

 

O evento é destinado para remadores de SUP e Paddleboard, no caso do SUP, o Brasil já havia subido no lugar mais alto do pódio, com a veterana Lena Guimarães. No paddleboard (tradicional remada de prancha, utilizando somente os braços) Patrick Winkler veio mostrar a boa fase, crescimento e alta qualidade que a modalidade vem apresentando no Brasil.

 

“É desafiador pensar em remar mais de 200 Km de paddleboard em 5 dias, ainda mais em água flat, mas acredito que o 11 City Tour é uma mistura de condicionamento físico, técnica apurada, força mental e estratégias de nutrição adequada’, comentou Winkler, que proporcionou uma ótima imagem do Brasil para atletas de diversos países que estiveram na competição.

 

“Outro desafio é a alternância constante de temperatura, fazendo muito frio e muito calor em apenas 24 horas de diferença”, acrescentou o  atleta. No paddleboard, que é a tradicional remada de prancha utilizando somente os braços.   O evento já tem 13 anos de tradição e conta com a participação de diversos remadores ao redor do mundo. Winler foi o primeiro brasileiro a participar e vencer em sua categoria.

 

Como foi o evento?

 

Etapas: Com cinco etapas, todos os dias havia um “pit stop” de 15 minutos, aproximadamente na metade do percurso. Winkler, levava duas garrafas de 750 mls em sua prancha, com suporte adequado, às quais eram milimetricamente suficientes. Ao chegar no pit stop, o atleta recebia um cronômetro com a contagem regressiva de 15 minutos, se alimentando no local (à base de sanduíche, isotônico e refrigerante) e reabastecendo sua garrafa para a metade final da prova.

 

Mapa: para quem nunca participou, é fácil ficar perdido nos canais da Holanda. O evento tem diversas largadas, sendo assim, por muitas vezes Winkler estava na liderança do percurso e precisava de extrema atenção para as sinalizações de placas, boias e fitas zebradas.

 

Acomodação: como o evento tem 05 dias de duração, Winkler dormia em um barco, o qual tinha vários atletas de diversos países. Ao término de cada etapa, o barco já estava ancorado, para acomodar os atletas novamente. Uma estrutura exemplar do evento, que também fornecia alimentação para todos os atletas e acompanhantes.

 

Parciais

Etapa 01, Cidade de Leeuwarden até Sloten total de 06 horas 20 min 08 segundos

Etapa 02, Cidade de Sloten até Workum, total de 05 horas 58 min 33 segundos

Etapa 03, Cidade de Workun até Franeker, total de 05 horas 23 min 17 segundos

Etapa 04, Cidade de Franeker até Dokkum, total de 05 horas 29 min 12 segundos

Etapa 05, Cidade de Dokkum até Leeuwarden, total de 03 horas 39 min 19 segundos

 

O tempo total foi de 26 horas, 50 minutos e 28 segundos, e com a diferença do tempo que foi utilizado no pit stop, o tempo oficial final ficou de 25 horas, 50 minutos e 28 segundos .

 

Pódio Prone Men

1º Patrick Winkler – Brasil

2º Sotiros Bouchlas – Holanda

3ºMichiel Van Meerndonk – Holanda

 

O 11 City Tour tem 15 anos de tradição, antigamente sendo mais atrativo para atletas da Europa, passa cada vez mais a ter atletas do mundo inteiro.

 

Mais informações podem ser encontradas no website oficial www.11citytour.com

 

Sobre o atleta

 

Patrick Winkler é um autêntico Waterman. CEO do Grupo Swim Channel (maior portal de natação da América Latina), remador latino-americano com maior experiência no cenário internacional do paddleboard, ele foi cinco vezes atleta da Seleção Brasileira em Campeonatos Mundiais.

Daniel Takata, em texto publicado em 2016 no site Best Swimming, um site especializado em natação e águas abertas,  definia o atleta desta maneira: Patrick respira natação 24 horas por dia, entre empreendedorismo, estudos e, claro, a prática. Nadador que fez boa parte de sua carreira no Pinheiros, de São Paulo, era especialista em provas de meio fundo nos nados livre e borboleta. Após encerrar a carreira como nadador federado, jamais perdeu o espírito competitivo – é frequentador assíduo de provas de águas abertas, nas quais em boa parte sai vencedor.

No entanto, não é como muitos de seus colegas, que só encontram motivação no esporte através das competições. Procura se exercitar na piscina todo santo dia, independentemente de haver disputas no horizonte. Também é praticante do stand up paddle e do surf – tem como grande ídolo o campeão olímpico Duke Kahanamoku, um dos maiores nadadores da história e também um dos idealizadores do surf moderno. A paixão pela água é genuína. E isso é fundamental para compreender seu espírito empreendedor que move seus projetos inovadores.

 

Winkler é o atual campeão nacional da modalidade pela CBSurf e na natação é líder do ranking mundial nos 800 livre na categoria master 40+.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *