Praia de Maresias, em São Sebastião, sedia a 4ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe

A praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião será palco da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, entre a partir desta quinta-feira, dia 14. A competição que faz parte da World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), divisão de acesso para o Challenger Series, e tem status QS 1000 para o ranking regional da WSL South America no masculino e feminino, será encerrada no domingo, dia 17.

O circuito já foi realizado em Saquarema (RJ), Garopaba (SC) e Salvador (BA). Em Maresias, serão definidos os convidados (wildcards) para a etapa brasileira do Challenger Series, o Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, que vai ocorrer entre os dias 14 e 21 de outubro em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Serão premiados quem terminar em primeiro nos rankings masculino e feminino, computando os resultados das quatro etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023. Esta é a segunda edição do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que teve no ano passado três etapas do QS 1000 em Garopaba, Salvador e Ubatuba, com a cearense Silvana Lima e o paulista Gabriel Klaussner como campeões.

Uma das atrações do evento é a participação dos irmãos Miguel e Samuel Pupo. Eles foram criados nas ondas de Maresias, que é um celeiro de grandes surfistas, como o tricampeão mundial Gabriel Medina. Miguel e Samuca estavam na elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) até esse ano. Samuel saiu no corte do meio da temporada, enquanto Miguel sofreu uma contusão logo no início do ano e só volta a competir agora na Praia de Maresias, onde venceu uma etapa do Qualifying Series em 2015, que foi apresentada pelo Banco do Brasil.

Sebastianense Miguel Pupo será uma das atrações da competição

“Depois de 5 meses lesionado, de muita luta, muita batalha, estou em fase de transição ainda, então a expectativa em questão de resultado é baixa. Mas, estou feliz em voltar a vestir a lycra de competição num lugar especial, que é a minha casa né”, disse Miguel Pupo. “Atualmente estou morando no Sul (Balneário Camboriú-SC), mas minha vida inteira foi em Maresias, então só de poder voltar a competir aqui, já vai ser muito especial. Estou com toda a família aqui, minha esposa, filhas, dando apoio e a vontade está grande de competir no quintal de casa. Ainda mais num lugar que já venci um evento, então espero que sejam quatro dias especiais”.

Esta quarta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, será a décima do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) a acontecer em São Sebastião. As outras nove também foram realizadas nas ondas da Praia de Maresias, onde surgiu o tricampeão mundial Gabriel Medina. Agora é a sua irmã mais jovem, Sophia Medina, que vai competir em casa com todo apoio da família e amigos. Ela já conquistou o título sul-americano da World Surf League na temporada 2021/2022 e é vice-líder no ranking deste ano, liderado pela catarinense Tainá Hinckel.

Sebastianense Sophia Medina, vice-líder do ranking, vai surfar no “quintal” de sua casa

Os campeões do Circuito Banco do Brasil de Surfe no ano passado, que ganharam os convites para o Challenger Series de Saquarema, foram o paulista Gabriel Klaussner e a cearense Silvana Lima, uma das atletas patrocinadas pelo Banco do Brasil. O jovem surfista de Ubatuba está liderando o ranking deste ano e seus principais concorrentes são o cearense Cauã Costa e outro paulista, Rodrigo Saldanha. No ranking feminino, Tainá Hinckel está na frente, seguida de perto pela também catarinense Laura Raupp e a cearense Juliana dos Santos, um talento da nova geração patrocinada pelo Banco do Brasil.

Esta é a primeira vez que uma etapa feminina do Qualifying Series será disputada em São Sebastião. As outras nove foram só para a categoria masculina e a última aconteceu 5 anos atrás, em 2018, com Yago Dora conquistando a sua primeira vitória no Brasil. Outros tops ou ex-tops da elite da WSL, também ganharam as últimas etapas do QS em Maresias. A série começou em 2014 com o agora bicampeão mundial, Filipe Toledo, festejando o título. Em 2015, o campeão foi Miguel Pupo em uma etapa apresentada pelo Banco do Brasil e outro paulista venceu em 2017, Deivid Silva.

 

WSL

 

Um dos principais propósitos da WSL, em parceria com o Banco do Brasil, está na criação de oportunidades para novos talentos do surfe. Ao passar por diferentes regiões do país com as etapas do Qualifying Series, a Liga tem gerado reconhecimento local e tentado ampliar o desenvolvimento da modalidade no país, que se tornou uma potência no esporte. Nas últimas oito edições mundiais, por exemplo, o Brasil foi campeão em seis delas.

“A parceria com o Banco do Brasil tem sido fundamental para dar oportunidade a novas gerações do surfe brasileiro. Em Maresias, um dos berços da modalidade no país, queremos manter a essência das competições anteriores ao desenvolver talentos locais e apoiar a comunidade apaixonada pelo esporte”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

Outra novidade ocorrerá em 16 de setembro (terceiro sábado do mês) – Dia Internacional da Limpeza Costeira, pauta apoiada pela Liga em todos os níveis competitivos, com uma ação de limpeza em praias da região onde a prova acontecerá.

“Neste momento de retomada da economia de nossa cidade é muito importante que tenhamos eventos como este da WSL sendo realizado em terras sebastianenses. Vamos movimentar a economia local, gerar empregos e mostrar ao mundo que São Sebastião está se reconstruindo com segurança, responsabilidade e de maneira consciente”, celebra Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião.

Depois de cinco anos, São Sebastião consegue sediar um campeonato realizado pela WSL Latin America. O evento vai receber todo o apoio da Prefeitura de São Sebastião e patrocínio do Banco do Brasil. A competição será transmitida ao vivo pelo perfil da @WSLBrasil no TikTok e pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo da WSL.

RANKINGS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:

TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA – 3 etapas
1.o: Gabriel Klaussner (SP) – 1.516 pontos
2.o: Mateus Herdy (SC) – 1.450
3.o: Cauã Costa (CE) – 1.350
4.o: Rafael Teixeira (ES) – 1.150
5.o: Ian Gouveia (PE) – 1.066

TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA – 3 etapas
1.a: Tainá Hinckel (SC) – 2.150 pontos
2.a: Laura Raupp (SC) – 2.000
3.a: Karol Ribeiro (RJ) – 1.445
4.a: Juliana dos Santos (CE) – 1.200
5.a: Sophia Medina (SP) – 1.150

RANKINGS SUL-AMERICANOS DA WSL SOUTH AMERICA

TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA – 7 etapas
1.o: Mateus Herdy (BRA) – 6.182 pontos
2.o: Ian Gouveia (BRA) – 5.200
3.o: Cauã Costa (BRA) – 5.055
4.o: Rafael Teixeira (BRA) – 4.402
5.o: Luel Felipe (BRA) – 4.100
6.o: Heitor Mueller (BRA) – 4.021
7.o: Gabriel Klaussner (BRA) – 3.575
8.o: Lucas Vicente (BRA) – 3.308
9.o: Rodrigo Saldanha (BRA) – 3.140
10.o: Nacho Gundesen (ARG) – 3.041

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA – 7 etapas
1.a: Tainá Hinckel (BRA) – 8.125 pontos
2.a: Sophia Medina (BRA) – 6.645
3.a: Laura Raupp (BRA) – 6.265
4.a: Isabelle Nalu (BRA) – 4.837
5.a: Vera Jarisz (ARG) – 4.667
6.a: Kalea Gervasi (PER) – 3.871
7.a: Naire Marquez (BRA) – 3.728
8.a: Arena Rodriguez Vargas (PER) – 3.723
9.a: Melanie Giunta (PER) – 3.490
10.a: Karol Ribeiro (BRA) – 3.480

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *