A Ocean Explorers e o projeto Vida Caiçara, por meio da Secretaria de Turismo e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizarão no domingo, 17 de setembro, a partir das 9h, a limpeza subaquática do Caisão para retirada do lixo costeiro e subaquático do local e convida toda a população a ajudar.
A ação visa celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que anualmente é celebrado no terceiro sábado do mês de setembro, 16 e representa uma oportunidade de união global em prol da consciência, conservação do ecossistema marinho e responsabilidade ambiental.
Atividade está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para esta década (2021 a 2030).
Caisão
O acesso ao Caisão é a partir do trevo do bairro do Itaguá, por uma “estradinha” asfaltada. Localizado no final da estradinha, está o trapiche ou cais que apesar de interditado ainda atraí muitos turistas.
O Caisão faz parte da história da cidade, pois no passado, neste local era escoada grande parte das mercadorias vindas do Vale do Paraíba e Norte de Minas, que desciam a Serra do Mar em lombo de burro. Outro fato marcante na história foi o projeto de uma ferrovia interligando o Cais do Porto ao Vale do Paraíba, a grande repercussão no início do século XX, mas questões políticas faliram o empreendimento.
O cais de Ubatuba teve dois projetos para a construção um de H.G. Penteado em 1940 e o segundo feito por Ciro Falcão projetado em 1940, escolhido em 1941 e suas pilastras foram confeccionadas no Rio de Janeiro. * Com informações do site Curiosidades de Ubatuba