O GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos do Litoral Paulista) divulgou um balanço das ocorrências registradas nas praias do litoral paulista durante o feriado da Independência. Apesar do grande número de turistas e de banhistas nas praias da região, nenhuma morte por afogamento foi registrada nas praias guarnecidas por guarda-vidas do GBMar. Foto: praia de São Sebastião/PMSS
Segundo o GBMar, foram realizadas 44.528 prevenções e 71 salvamentos de banhistas durante todo o feriado prolongado, de 7 a 10 de setembro. Ainda segundo o GBMar, 19 crianças que se perderam dos pais foram encontradas durante o feriado.
O GBMar utilizou todo o seu efetivo e 31 embarcações de apoio, entre eles, botes, lanchas e jet sky. Um dos poucos acidentes registrados em trechos de praias, ocorreu na quinta-feira, dia 7, na Praia Grande, em Ubatuba, mas não envolveu banhistas. Um ambulante sofreu queimaduras de 2º grau após explosão do botijão de gás de seu carrinho de milho verde. O GBMar prestou socorro encaminhando a vítima até a Santa Casa de Ubatuba.