Aldeia do Rio Silveira, em São Sebastião, celebra o “Ano Novo Guarani”

Evento, que é aberto aos visitantes, terá canto e dança, pintura corporal, arco e flecha, exposição de artesanato, degustação da culinária guarani, oficina de dança, entre outras ações

 

A Aldeia Guarani Rio Silveira, no bairro Boraceia, na divisa de São Sebastião com Bertioga, celebra de hoje até domingo, dia 10, a festa do ‘Ano Novo Guarani’. A festividade marca o início de um novo ciclo na natureza e os indígenas realizam rituais e cerimônias para agradecer pela colheita, pedir bênçãos e fortalecer os laços com a terra e a natureza.

Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Santana” (Fundass), o evento será aberto ao público e ocorrerá sempre das 9h às 17h, contando com diversas atividades.

Na programação estão apresentações de canto e dança, pintura corporal, arco e flecha, exposição de artesanato feito pelos indígenas, degustação da culinária guarani, oficina de dança, entre outras ações.

 

 

Os visitantes também poderão conhecer as trilhas e cachoeiras que ficam na Reserva Indígena, sendo uma grande oportunidade para aprender sobre a rica cultura dos Guaranis e vivenciar suas tradições.

A Aldeia Rio Silveira está localizada na Avenida Tupi Guarani, no bairro Boraceia, Costa Sul do município, onde ocupa 8.500 hectares, abrigando cerca de 960 indígenas de 150 famílias, sob o comando do cacique Adolfo Timóteo e do vice-cacique Mauro Samuel. Mais informações sobre o ‘Ano Novo Guarani’ podem ser obtidas pelo telefone (11) 94231-7570.

Programação:

Dia 7/9 (quinta-feira) Abertura do evento com apresentações de canto e dança Pintura Corporal Arco e Flecha Exposição de Artesanato Trilha e Banho de Cachoeira Culinária Guarani

Dia 8/9 (sexta-feira) Roda de Conversa

Troca de Sementes Plantas Nativas/ Visita à Agrofloresta

Dia 9/9 (sábado) Culinária Guarani Oficina de dança – Xondaro e Dança do Tangará

Dia 10/9 (domingo) Agradecimentos e encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *