Risco de encalhe era grande no Canal do Porto de Santos. Policia Ambiental usou duas embarcações para acompanhar e proteger mãe e filhote
Duas baleias, um adulto e um filhote, aparentemente mãe e filho, da espécie Franca Austral, contaram ontem, segunda-feira, dia 21, com o apoio da polícia ambiental para seguirem em direção ao mar aberto durante passagem por Santos, no litoral paulista.
As duas baleias foram avistadas próximo a entrada do canal do estuário, em direção ao Porto de Santos. A Polícia Ambiental, ao ser comunicada da presença das baleias, imediatamente deslocou duas embarcações até o local.
As equipes permaneceram a todo momento bloqueando a entrada do porto de Santos, e rios da região, para que os dois cetáceos não adentrassem esses locais, devido ao alto risco de encalhe.
Durante três horas de uma operação complexa, os policiais ambientais permaneceram também orientado as embarcações ao redor, sobre as boas práticas de interações com cetáceos para evitar acidentes, inclusive sendo Crime Ambiental, Molestar qualquer tipo de Cetáceos (Baleias e Golfinhos).
Após mais de três horas de ações, as equipes da Quinta Companhia de Policia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb conseguiu direcionar as duas baleias, aparentemente mãe e filhote, para fora do canal, em direção ao mar aberto.
As duas baleias foram acompanhadas por mais alguns tempo, mas seguiam nadando perfeitamente. Na manhã desta terça-feira, dia 22, as equipes da polícia ambiental permaneceram patrulhando o canal e o mar de Santos. Neste período do ano, as baleias cruzam o litoral paulista em direção até Abrolhos, no sul da Bahia, onde se reproduzem.
.