Na próxima quarta-feira (23), às 9h, no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) de São Sebastião, será realizada reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista, proposta elaborada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), com o objetivo de atender com maior efetividade às demandas de produtores, pescadores artesanais e demais setores do Agronegócio e cidades da região litorânea. O encontro contará com a presença do Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira.
Neste evento, estão previstas entregas pela SAA, entre elas os equipamentos que viabilizarão a instalação no município da COZINHALIMENTO, um programa do governo estadual que viabiliza a montagem de uma cozinha para realização de cursos a pessoas de baixa renda. No município, o projeto é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), por meio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), um departamento da SEDES que têm como objetivo planejar, executar e acompanhar os cursos profissionalizantes para jovens e adultos em estado de vulnerabilidade social no município de São Sebastião.
Também será apresentado pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) a entrega realizada de um motor, barco e custeio emergencial, representando 69 projetos atendidos, entre financiamento para investimentos e custeio emergencial, destinados aos pescadores artesanais.
Na reunião, o governo estadual fará o lançamento dos novos procedimentos de ranqueamento do “Município Agro”, contemplando alterações para atender municípios do litoral. Trata-se de uma tentativa de reestruturação para enquadrar as vocações das cidades.
Haverá, ainda, a apresentação da entrega dos dados do Plano de Monitoramento da Produção Pesqueira do primeiro semestre de 2023.
Na programação do evento consta outra apresentação, do equipamento da estação meteorológica automática, pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG). A penúltima apresentação será do Mapa de conectividade dos ranchos de maiores concentrações de pescadores artesanais, que trata de um estudo que está sendo desenvolvido para aumentar a viabilidade e qualidade da internet nos ranchos.
A diretora do Setor de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) de São Sebastião, Simone Monteiro, explicou a reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista. “É uma ação do governo estadual, uma devolutiva para fazer entregas, uma vez havia sido realizado um encontro do governo do Estado, por meio da SAA e Instituto de Pesca, com a SEMAM e pescadores para identificar a demanda da região”.