Parasurfista de Caraguatatuba vence campeonato brasileiro e garante vaga no mundial da Califórnia 2023

O parasurfista Marçal Costa, de 46 anos, de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, venceu ontem, domingo(20), na praia de Intermares, na cidade de Cabedelo, na Paraíba, a principal categoria do Campeonato Brasileiro de Parasurf. Com a vitória, Marçal garantiu vaga no ISA de Parasurf(Campeonato Mundial de Parasurf), que acontecerá em Huntington Beach, na Califórnia, CA, de 5 a 11 de novembro. Em 2022, Marçal terminou a competição em Pismo Beach, na Califórnia, como o terceiro melhor parasurfista do mundo(Foto abaixo).

 

 

Marçal enfrentou quatro fortes concorrentes em sua categoria, a Ps Prone 1, mas somou pontos suficientes para ficar com o título da competição. O segundo colocado foi Cleuson Sorares, da Paraíba; o terceiro, Thiago Dantas, de São Paulo.  Marçal iniciou no parasurf aos 33 anos após um grave acidente no qual perdeu uma perna e todos os movimentos de um braço. “Me vi em uma condição bem difícil após este acidente, estava pensando em tirar minha própria vida por não conseguir andar e com muitas dores e o surf adaptado me trouxe a vontade de viver cada dia mais”, contou o campeão brasileiro de 2023.

O CBSurf Cabedelo Parasurf  2023 teve 50 competidores inscritos, a edição deste ano apresentou  uma adição sem precedentes – a introdução das categorias Surdos, Síndrome de Down e Autistas. Embora essas categorias ainda não sejam oficialmente reconhecidas pela ISA (Associação Internacional de Surfe), sua estreia no Campeonato Brasileiro de Parasurf marca um monumental salto à frente.

A competição apresentou nove categorias masculinas e nove femininas, abrangendo S1, S2, S3, Prone 1, Prone 2, Kneel, Sit, VI 1 e VI 2. Os campeões de cada categoria do CBSurf Cabedelo Parasurf, realizado no pitoresco cenário de Cabedelo, serão convocados para formar a equipe brasileira.

O CBSurf Cabedelo Parasurf encerrado ontem, domingo(20), na Paraíba, foi realizado pela Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Federação Paraibana de Surf. Teve o incentivo do Governo Federal através do Ministério dos Esportes, da Prefeitura de Cabedelo através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, da Secretaria de Turismo e da Secretaria das Pessoas com Deficiência. Conta ainda com o apoio da Surfland Brasil, Uninassau, Rodas da Liberdade, Fu Wax e AC Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *