Concessionária EDP reforça operação no LN após alerta de ventos de até 80 km/h

A EDP, Distribuidora de energia do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, reforçou sua operação, após o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo para tempestades e ventos de até 80 km/h neste final de semana. Ontem, sexta(18), a região teve um dia muito aberto, com sol, calor e muita gente nas praias. Até às 19 horas não houve registro de fortes ventos na região. As rajadas de vento ocorreram no sábado(19)entre 4 e 6 horas da manhã e das 13 às 15 horas.

De acordo com o alerta, a associação de uma frente fria à passagem de um ciclone extratropical pelo litoral brasileiro pode trazer riscos de ventos fortes e tempestades com raios em todo o Estado de São Paulo nos próximos dias.

Todas as informações dos órgãos de Defesa Civil e dados meteorológicos são acompanhados, em tempo real, pelos técnicos da EDP no Centro de Operações Integrado (COI). O plano estratégico da Distribuidora inclui a mobilização de maior volume de equipes para o atendimento de ocorrências simultâneas nas cidades que compõem a área de concessão. A tecnologia do COI também permite o remanejamento remoto do fornecimento de energia para reduzir o impacto a clientes que sejam, eventualmente, afetados. No caso de elevação do nível de criticidade da operação, será priorizado o atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, escolas, creches, asilos e os casos que possam oferecer risco à vida.

A mesma estratégia foi adotada pela EDP, em julho, quando a passagem de um ciclone extratropical provocou cerca de 950 ocorrências no Vale do Paraíba e cerca de 390 ocorrências no Litoral Norte. Na ocasião, foram registradas quedas de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de reparo por conta da complexidade. A atuação ininterrupta das equipes, com o apoio de órgãos municipais, permitiu o reparo dos danos e o restabelecimento da energia com maior eficiência e máxima segurança.

A EDP também reforça com a população algumas dicas para reduzir o risco de acidentes.

1 – Durante as tempestades, fique em casa;

2 – Se estiver na rua, não busque abrigo sob árvores;

3 – Evite tomar banhos durante a tempestade;

4 – Evite nadar no mar, lagos ou piscinas durante a tempestade;

5 – Não estenda roupas em varais de arame durante a aproximação da tempestade;

6 – Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas durante a tempestade;

7 – Retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos;

8 – Se estiver na rua, ao se deparar com fios caídos no chão, não se aproxime;

9 – Se estiver dirigindo, permaneça no veículo.

Vale reforçar que, no caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP deve ser acionada por meio dos canais de atendimento:

• Site: www.edp.com.br

• Aplicativo EDP Online

• WhatsApp (11) 93465-2888

• Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *