O velejador Mateus Mateus Ghannam Isaac (Foto), de 29 anos, natural de Ilhabela, confirmou nesta sexta-feira, dia 18, sua presença nos jogos olímpicos de Paris em 2024. Ele vai disputar na categoria windsurf IQFoil, modalidade que vai estrear no jogos olímpicos de Paris. Foto: Confederação Brasileira de Vela.
Em Haia, na Holanda, no Mundial de Vela, Mateus terminou a competição na 16ª colocação geral, ao fim das 14 regatas realizadas ( a programação previa inicialmente 19 regatas, mas foi reduzida devido às condições da raia de Scheveningen), resultado suficiente para ele garantir o Brasil e ele próprio na disputa em Paris, ano que vem.
“Um sonho realizado representar meu país na maior competição esportiva do mundo. Vim para Haia com esse objetivo e volto para casa muito feliz com vaga nos Jogos Olímpicos do ano que vem. O trabalho agora será ainda maior”, disse Mateus.
Natural de Ilhabela, litoral de São Paulo, Mateus começou a velejar com sete anos, incentivado pelo pai. Disputou seu primeiro campeonato mundial de vela aos 14 anos, na categoria Sub-16, conquistando o título de vice-campeão.
Mateus Isaac conquistou sete títulos brasileiros e cinco Sul-Americanos. Um destes, inclusive, carimbou a vaga de Mateus Isaac nos Pan-Americano de IQFoil, que será realizado em Santiago, no Chile, neste ano.
“Competições de alto nível são de muito aprendizado. Conseguir competir com grandes atletas do mundo todo e saber que coloquei meu país em um lugar alto é inesquecível. Agora é continuar trabalhando e se preparar para jogos Pan-americanos e, em seguida, Paris”, completa.