Fundação Florestal oferece mais de 300 vagas para formação de monitores ambientais no litoral norte

Capacitação é gratuita e conta com etapa online e presencial; iniciativa envolve 57 unidades de Conservação

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, anuncia a abertura de 3 mil vagas para o Processo de Formação de Monitores Ambientais Autônomos. O curso é gratuito e será realizado em formato híbrido, com etapas online e presencial, englobando 57 Unidades de Conservação. Dividido em duas fases: geral (sendo a única etapa online) e específica da UC e atividades de campo, seu objetivo é capacitar profissionais para a condução responsável de visitantes em atrativos turísticos dentro dos parques estaduais, uma vez que a formação é requisito obrigatório para obtenção do cadastro e autorização para atuação como monitor dentro das UCs.

As inscrições ficarão abertas até o dia 9 de setembro e os interessados poderão fazer a inscrição pelo site www.fflorestal.sp.gov.br/formacao-de-monitores-ambientais-autonomos/. O edital na íntegra com todas as informações, incluindo número de vagas e o público-alvo para cada Unidade de Conservação, também pode ser encontrado no link acima.

Litoral Norte

Nas unidades de preservação do Litoral Norte são mais de 300 vagas. Na APA da Serra do Mar, são 100 vagas destinadas aos moradores das comunidades tradicionais: quilombolas e indígenas. No Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba, são 50 vagas. No Parque Estadual de Ilhabela, também, 50 vagas.

No Parque Estadual da Serra do Mar em Picinguaba, em Ubatuba, são 60 vagas destinada aos moradores das comunidades tradicionais do Camburi, Quilombo da Fazenda, Ubatumirim e Comunidade Caiçara do Sertão da Quina. No PESM Caraguatatuba são 50 vagas.

 

Curso

 

Por meio do curso, os moradores do entorno têm novas oportunidades de trabalho, impulsionando a geração de renda para as comunidades locais, ao mesmo tempo em que busca aprimorar constantemente a qualidade dos serviços oferecidos dentro das UCs. Dessa forma, busca-se um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico regional e a conservação do patrimônio natural e cultural dessas áreas protegidas. “Os monitores ambientais autônomos são fundamentais para despertar a sensibilização sobre a importância da preservação e fomentar a educação ambiental, bem como a segurança dos visitantes e minimização dos impactos sobre o meio ambiente”, explica Adriana Neves, Assessora de Educação Ambiental da Fundação Florestal.

Como funcionará?

A formação será dividida da seguinte forma:

Fase – Geral: até o final de setembro

Fase – Específica e de Campo da Unidade de Conservação: De outubro a 30 de novembro 2023

Ao longo da primeira fase, o aluno deverá realizar exercícios de fixação disponíveis ao fim de cada aula para validar seu aproveitamento e, ao final do módulo, será realizada uma avaliação para ingresso na Fase Específica. A frequência, além da apresentação de documentação necessária, também é requisito para participação nas Fase Específica e de Campo curso.

O cadastramento e autorização como Monitor Ambiental Autônomo são regulamentados pela Resolução SMA nº 195/2018 e pelas Portarias Normativas FF/DE nº 331/2021 e FF/DE nº 332/2021.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, acesse o edital ou entre em contato pelo email: educambiental@fflorestal.sp.gov.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *